sexta-feira, 15 de abril de 2011

LIXO HOSPITALAR PERIGO PARA A POPULAÇÃO





PERIGO! LIXO HOSPITALAR


O Vereador Nildo preocupado com a maneira que vem sendo transportado o lixo hospitalar no Município de Cristinápolis, solicitou através da indicação n° 09/2011 ao Prefeito Raimundo da Silva Leal para que seja contratado em Caráter de Urgência uma empresa especializada em coleta, transporte e tratamento de resíduos de serviço de saúde.
Segundo a Legislação Brasileira resolução n° 385/05 do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, cabe aos geradores de resíduos sólidos de serviços – RSS ao responsável legal o gerenciamento dos resíduos, desde a geração até a disposição final de forma a atender aos requisitos e de saúde publica ocupacional
O lixo hospitalar em nosso município esta sendo transportado de forma irregular perigosa por trator e recolhido por funcionários sem nenhum conhecimento e muito menos equipamento de segurança obrigatório onde o mesmo e jogado junto ao lixo domestico na lixeira. Isso representa uma fonte de risco a saúde humana e ao Meio Ambiente, devido principalmente a falta de adoção de procedimentos técnicos adequados.
O lixo hospitalar é resultado da manipulação em hospitais e clinicas, é formado em sua maioria por, seringas, agulhas, luvas, fraldas, sondas, cateteris, objetos perfuro cortantes e demais materiais descartáveis. Esse lixo representa um grande perigo a saúde, uma vez que pode estar contaminando com microorganismo causadores de doenças. Esse lixo deverá ser recolhido por empresas especializadas, seu destino é o incinerador.

A prudência aconselha, com saúde não se brinca é melhor prevenir do que tratar.

Texto: Vereador Nildo
   

2 comentários:

  1. n entendi porra nenhuma

    ResponderExcluir
  2. se voçê não entedeu e porque nao tem a capacidade de assimilaçao das coisa, ou seja falta-lhe inteligência.Aconselho que esforçe-se o bastante, pois ignorancia é falta de conhecimento e não de burrice.

    ResponderExcluir