quarta-feira, 27 de abril de 2011


A ARTE DE SER FELIZ

Acorde todas as manhã com um sorriso.
Esta é mais uma oportunidade que você tem para ser feliz.
Seja seu próprio motor de ignição. O dia de hoje jamais voltará.
Não o desperdice, pois você nasceu para ser feliz!
Enumere as boas coisas que você tem na vida.
Ao tomar consciência do seu valor,
você será capaz de ir em frente com muita força, coragem e confiança!
Trace objetivos para cada dia.
Você conquistará seu arco-íris, um dia de cada vez.
Seja paciente.
Não se queixe do seu trabalho, do tédio, da rotina,
pois é o seu trabalho que o mantém alerta,
em constante desenvolvimento pessoal e profissional,
além disso o ajuda a manter a dignidade.
Acredite, seu valor está em você mesmo.
Não se deixe vencer, não seja igual, seja diferente.
Se nos deixarmos vencer, não haverá surpresas, nem alegrias.
Conscientize-se que a verdadeira felicidade está dentro de você.
A felicidade não é ter ou alcançar, mas sim dar.
Estenda sua mão. Compartilhe. Sorria. Abrace.
A felicidade é um perfume que você não pode passar nos outros
sem que o cheiro fique um pouco em suas mãos.
O importante de você ter uma atitude positiva diante da vida,
ter o desejo de mostrar o que tem de melhor,
é que isso produz maravilhosos efeitos colaterais.
Não só cria um espaço feliz para o que estão ao seu redor,
como também encoraja outras pessoas a serem mais positivas.
O tempo para ser feliz é agora.
O lugar para ser feliz é aqui!

FONTE:Texto autorizado pelo site "A Jornada"www.ajornada.hpg.ig.com.br


Perigo da Obesidade


                                           OBESIDADE

 A obesidade caracteriza-se por uma concentração exagerada de tecido adiposo, podendo ser localizada ou abrangente se tornando nos dias atuais um problema sério de saúde pública, perdendo somente em causa de mortes para o tabagismo.
Isso ocorreu devido a mudanças radicais nos hábitos alimentares, onde passamos a desprezar uma alimentação natural mais sadia e partimos para o consumo de alimentos industrializados, como o arroz branco o açúcar refinado a farinha de trigo o sal e os enlatados entre outros, considere-se também o refrigerante, a cerveja e as mais variadas espécies de sanduíches.
Certamente temos também com forte aliado aos fatores citados o estilo de vida moderna, que com o uso intensivo do automóvel, da TV, do computador, e da tecnologia de ponta, facilitam nossa vida, porém nos tornam sedentários, provocando alterações nos padrões energéticos, os quais geram desequilíbrio entre a ingestão e a queima, diferencial esse responsável pelo acúmulo de gorduras, que ocasiona a obesidade.
Há outros fatores importantes também a considerar, como os neurológicos, os endócrinos, os genéticos e os psicológicos, cujo mérito não nos compete entrar, por se tratar de matéria médica específica.
Como resultado dos pontos citados, à medida que a pessoa aumenta de peso surgem as complicações médicas, como a hipertensão arterial, o diabetes, o aumento do colesterol, triglicérides, as dores de varizes, os problemas na coluna, as artroses, as doenças degenerativas das articulações, as doenças coronárias, os cânceres de cólon , do reto, da próstata nos homens e os cânceres de útero, das mamas e dos ovários nas mulheres; ainda doenças de pele, do trato digestivo, pulmonares, endócrinas, do fígado, as renais, as respiratórias como a esofagite de refluxo e a apineia do sono gravíssima que pode gerar a morte por parada respiratória. Finalmente está constatado que o obeso corre riscos bem maiores em casos de cirurgias de qualquer espécie inclusive partos.

FONTE: VIGOR E VIDA

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Legislativo presente na festa de Cristinápolis

LEGISLATIVO PRESENTE NA FESTA DE CRISTINÁPOLIS
O domingo, 24 de Abril de 2011, ficou marcado com a festa de aniversário pela passagem dos 129 anos de emancipação político administrativo de Cristinápolis.
A praça da bandeira no centro da cidade recebeu centenas de pessoas entre crianças, jovens e adultos que participaram de várias atividades.
É extremamente importante a comemoração do aniversário da cidade, pois resgatamos a cultura e a história do nosso município.
A festa é uma manifestação de carinho por parte do poder público para comemorar  junto com a população o aniversário de cristinápolis.
Que o nascer do sol a cada dia possa trazer muita prosperidade para os cidadãos e cidadãs cristinapolense. Cidade formada por homens honrados e mulheres incomparáveis, que todos os dias lutam por uma cidade melhor. 
Que possamos festejar estes 129 anos com muita paz, saúde, trabalho e esperança. A cada filho desta cidade os meus parabéns.
O poder Legislativo de Cristinápolis por meio dos Vereadores e servidores, participaram da confraternização cívica , que iniciou pela manhã com o hasteamento  das bandeiras e se estendeu  durante todo dia com a festividade.
O Vereador Cleonildo de Souza Melo “Nildo” junto com diversas autoridades abrilhantaram a festa. O mesmo como de costume  sempre sorrindo e junto com a população cristinapolense, conversou com várias pessoas,  políticos , correligionários  e população em geral.
Quero está sempre presente e representando o povo. As portas da câmara estarão  sempre abertas para receber  á todos.

Parabéns  Querida Cidade de Cristinápolis-SE
Que DEUS continue abençoando essa cidade e todo seu povo!

TEXTO : Vereador Nildo

BRASÃO DO MUNICÍPIO DE CRISTINÁPOLIS

BRASÃO DE CRISTINÁPOLIS


O Brasão do município de Cristinápolis-SE foi idealizado por Viviene Rozeno dos Santos, do 4º ano, da Escola Municipal Raimundo Pinto Cardoso, aperfeiçoado e desenhado pelo coreógrafo Fagner de Souza.

Suas formas, símbolos e cores foram pesquisadas e descritas pelo vereador Cleonildo de Souza Melo “Nildo”, por intermédio do Projeto de Lei nº 84/2010, e oficializado através da Lei nº 580 de 01 de Dezembro de 2010.

DESCRIÇÃO:

A coroa mural em prata com as torres centrais representam a teoria da tripartição dos poderes criada por Montesquieu “Filósofo Francês
Legislativo, Executivo e Judiciário propostos na revolução francesa de 1789.

A coroa mural em prata com as torres laterais simboliza a força do absolutismo português cuja personalização do poder político administrativo só recebia a limitação do divino, daí, elas representam apenas coroas com dupla divisão.

O escudo é dividido em três partes, as quais contêm cores da bandeira do município.
Do lado esquerdo encontramos uma “CRUZ” que simboliza a religiosidade do município, em alusão ao processo de formação histórica e cultural de nossa cidade.

Do lado direito encontramos um símbolo de um “PÉ DE LARANJA” que simboliza as atividades econômicas com destaque para geração de renda, riqueza e absorção da mão de obra do município.

Na parte de baixo do escudo encontramos um símbolo que representa o “ÍNDIO” que caracteriza a memória dos primeiros habitantes do nosso município que foram os “ÍNDIOS KIRIRIS”.

Nas laterais externa do escudo há dois suportes representando nossa agricultura, tendo do lado esquerdo um “RAMO DE LARANJA”, do lado direito um “RAMO DE MILHO” esses dois ramos de folhas representam o que temos de maior produção em nossa agricultura.

No campo de baixo fora do escudo encontramos a estrela que simboliza o poder imperial caracterizando o absolutismo português símbolo histórico do processo de expansão colonial iniciado na primeira metade do século XVI, culminando no Brasil em 1530.

A divisa como é chamada a parte inferior de todo o brasão, está escrito em um listel na cor prata com letras em preto o nome da cidade “CRISTINÁPOLIS” e abaixo do mesmo a data da emancipação política administrativa da cidade “24-04-1822”.    

TEXTO : Vereador Nildo

BANDEIRA DA CIDADE DE CRISTINÁPOLIS

                                                             
BANDEIRA DE CRISTINÁPOLIS





A bandeira do município de Cristinápolis-SE foi criada e desenhada em 1973, por José Abdo Neto “ Zé de Berilo”, a pedido do prefeito da época Everton Menezes Reis “ Vetinho”, suas formas, símbolos e cores foram pesquisadas e descritas pelo vereador Cleonildo de Souza Melo “Nildo”, por intermédio do projeto de lei nº14/2010, e oficializada através da lei nº527 de 31 de março de 2010. 

REPRESENTAÇÃO:

De forma retangular, tendo em suas cores o verde, amarelo, azul e branco, como também as cores da bandeira brasileira, no lado esquerdo a cor amarela, no centro uma faixa diagonal azul, e no lado direito a cor verde.



 CORES
 
·      VERDE – Simboliza a esperança verdejante da riqueza agrícola e renovação da vida;

·      AMARELO – Simboliza o sol, a nobreza a fé e sabedoria de pioneiros colonizadores;

·      AZUL – Simboliza a justiça, zelo, lealdade e o sentimento religioso;

·      BRANCO – Simboliza a paz de um povo ordeiro e pacifico. 

SIMBOLISMO

No centro da bandeira sobre um fundo branco, encontra-se um losango e em sua parte superior está, escrito o nome da cidade “CRISTINÁPOLIS”, na parte inferior está escrito a data da emancipação política da cidade “24-04-1882”.

Na parte central do losango que divide-se em quatro partes, encontra-se em sua parte superior lado esquerdo a figura de um “ÍNDIO” que representa os primeiros habitantes do município.

Na parte superior lado direito encontra-se o “ COQUEIRO” que representa a “ÁRVORE DA VIDA” ao lado as “FOLHAS DE FUMO” que representa a base da economia local da época.

Na parte inferior lado esquerdo encontra-se o “PÉ DE LARANJA”, que representa a base da economia local, geração de renda, riqueza e absorção da mão de obra do município.

Na parte inferior lado direito encontra-se a “ESPIGA DE MILHO”, que representa uma das culturas agrícolas do município.


Texto: Vereador Nildo

Hino de Cristinapolis


HINO DE CRISTINÁPOLIS

O Hino do Município de Cristinápolis-SE foi criado baseado nas necessidades de acordo com o desenvolvimento cultural para resguardar o patrimônio histórico e musical, e assegurar a cidadania no município. A autoria é de Paulo Vieira Santos, foi oficializado através da Lei nº 157 de 10 de Setembro de 1991.


MINHA CHAPADA DOS ÍNDIOS,
QUE SAUDADE ME DÁ!
QUANDO SURGIU VILA CRISTINA
ESTE PEQUENO LUGAR!

FAZ FRONTEIRA COM O DESTINO
DE UMA GRANDE NAÇÃO:
ÉS PEQUENA NO MAPA
MAS GRANDE EM NOSSO CORAÇÃO!

DOS ESCRAVOS NEGOCIÁVEIS
AOS CABLOCOS DAS TRADIÇÕES,
DOS CORONÉIS AQUI PASSADOS
E DOS GRANDES CAPITÃES!

SURGIU EM NOSSA CRISTINA
UMA LINDA LIÇÃO:
PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO
É NOSSO ORGULHO E DEDICAÇÃO!

A DEMOCRACIA AQUI VEIO SE INSTALAR
MUITOS LEMBRAM DE CRISTINA
NO TEMPO EM QUE ERA
UMA ALDEIA A GUERRILHAR!

DOS ESCRAVOS NEGOCIÁVEIS
AOS GRANDES CAPITÃES
ÉS, HOJE, CRISTINÁPOLIS
ORGULHO DA PÁTRIA MÃE!

LETRA: Paulo Vieira Santos

Texto: Vereador Nildo

domingo, 24 de abril de 2011

São Jorge Rogai Por Nós!!

ORAÇÃO de SÃO JORGE 
Chagas abertas, Sagrado Coração todo amor e bondade, o sangue do meu senhor Jesus Cristo, no corpo meu se derrame, hoje e sempre.
Eu andarei vestido e armado, com as armas de São Jorge. Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem e nem pensamentos eles possam ter, para me fazerem mal.
Armas de fogo o meu corpo não o alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrarem.
Jesus Cristo me proteja e me defenda com o poder da sua Santa e divina Graça, a virgem Maria de Nazaré, me cubra com o seu sagrado e divino manto, me protegendo em todas as minhas dores e aflições, e Deus com a sua Divina Misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos, e o glorioso São Jorge, em nome de Deus, em nome de Maria Nazaré, em nome da falange do Divino Espírito Santo, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas anulas defendendo-me com a sua força e como a sua grandeza, do poder dos meus inimigos carnais e espirituais e de todas as suas más influências, e que debaixo das patas do seu fiel ginete, meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós, sem se atreverem a ter um olhar sequer que me possa prejudicar.
Assim seja com o poder de Deus e de Jesus e da falange do Divino Espírito.
Amém.

sábado, 23 de abril de 2011

Feliz Pascoa!!


Páscoa significa renascimento, renascer. 
Desejo que neste dia, em que nós cristãos,
comemoramos o seu renascimento para a vida eterna,
possamos renascer também em nossos corações.
Que neste momento tão especial de reflexão
possamos lembrar daqueles que estão aflitos e sem esperanças.
Possamos fazer uma prece por aqueles que já não o fazem mais,
porque perderam a fé em um novo recomeçar,
pois esqueceram que a vida é um eterno ressurgir.
Não nos deixe esquecer
que mesmo nos momentos mais difíceis do nosso caminho,
tu estás conosco em nossos corações,
porque mesmo que já tenhamos esquecido de ti,
você jamais o faz.
Pois, padeceste o martírio da cruz em nome do Pai
e pela humanidade,
que muitas e muitas vezes esquece disso.
Esquecem de ti e do teu sacrifício
Quando agridem seu irmão,
Quando ignoram aqueles que passam fome,
Quando ignoram os que sofrem a dor da perda e da separação,
Quando usam a força do poder para dominar e maltratar o próximo,
Quando não lembram que uma palavra de carinho, um sorriso,
um afago, um gesto podem fazer o mundo melhor.
Jesus...
Conceda-me a graça de ser menos egoísta,
e mais solidário para com aqueles que precisam.
Que jamais esqueça de ti e de que sempre estarás comigo
não importa quão difícil seja meu caminhar.
Obrigado Senhor,
Pelo muito que tenho e pelo pouco que possa vir a ter.
Por minha vida e por minha alma imortal.
Obrigado Senhor
.
Autor: desconhecido
                                      FELIZ PASCOA PARA TODOS!!



 

quinta-feira, 21 de abril de 2011

DEU NO JORNAL

                                   VIOLÊNCIA NA FRONTEIRA
Os vereadores de Cristinápolis, no sul sergipano, enviaram uma moção de repúdio ao secretário de Segurança Pública, João Eloy de Menezes, pedindo que sejam tomadas providências pela SSP para conter a onda de violência que assola o município na divisa com a Bahia. Segundo os vereadores, a secretaria tem negligenciado várias ocorrências de tentativa de homicídio, roubos, assaltos e o tráfico de drogas na região. Eles apontam a falta de policiamento na BR-101, que corta a cidade, como principal causa para o aumento na criminalidade.

Fonte: Jornal Cinform

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Valorização de artista local

LEI DE VEREADOR VALORIZA ARTISTA LOCAL
A Lei Nº 70/2009 que vigora desde 2009 de autoria do vereador Cleonildo de Souza Melo “Nildo”, assegura na abertura ou no encerramento dos eventos, espaço para a apresentação de músicos, cantores ou grupos musicais do Município de Cristinápolis.
O objetivo da referida Lei é contemplar todos os artistas locais nos eventos do município para que estes possam difundir seus talentos juntos aos munícipes e ao grande público que é recebido de todas as localidades.
Cristinapolis é um grande celeiro de artistas principalmente no campo da musica.
Isso não é novidade para ninguém.
Hoje temos artistas em nossa cidade tentando viver do que produz, mas é extremamente desafiador e dificultoso sobreviver de arte em uma região onde são tão poucos valorizados, apesar de serem filhos daqui e de ser a musica um dos nossos principais produtos culturais.
Nossos cantores, bandas, grupos e compositores precisam ser valorizados moralmente e financeiramente pela sociedade e Poder Público. E valorizá-los não é um favor prestado, mais um dever de consciência artística.
As administrações gastão fortunas com a contratação de bandas e cantores de fora, sendo que esses recursos vão para fora de Cristinapolis, e para os artistas da terra, o cachê pago é infinitamente menor, sem falar que esse dinheiro vai circular dentro da própria economia local.
É óbvio que os gestores precisão atender ao anseio da população, e trazer atrações nacionais, até mesmo pela própria estrutura e dimensão do evento que precisa de uma grande atração famosa, mais é necessário que o mesmo reconhecimento que é oferecido a esses artistas seja dado aos artistas da cidade, pois os gestores têm a obrigação de incentivar e desenvolver a cultura de sua terra.
Investir no artista da terra é realizar uma grande obra cultural, contratar o artista local é lhe proporcionar a oportunidade valiosa para que mostre seu trabalho ao público. Esse é o primeiro passo para que o artista conquiste a admiração e o gosto popular, ou seja, o sucesso, mais sem o apoio do Poder Público, nossos grupos, cantores, poeta e outros continuaram quase anônimos e totalmente pobres de reconhecimentos.
TEXTO: VEREADOR NILDO

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O Caminho


Uma reflexão sobre a semana santa

A semana santa tem diferentes nomes. Alguns povos a denominam “semana silenciosa”, querendo destacar que estes dias são diferentes dos demais. A quaresma também é denominada Época da Paixão. Mas, a intenção ao falar de uma semana santa é a mesma. Acompanhamos nestes dias os últimos passos de Jesus em Jerusalém, desde a sua entrada triunfal, no domingo de ramos, até sua morte, na sexta-feira, e a ressurreição, no domingo de Páscoa.
Um hino do século 17 descreve não só a intenção da semana santa, mas de toda a quaresma: “Cristo quero meditar no teu sofrimento, queiras tu iluminar o meu pensamento”. A semana santa deve ser vista dentro do “ciclo de Páscoa” do ano litúrgico da igreja. Inicia na quarta-feira de cinzas (40 dias antes da Páscoa, excetuando-se os domingos) e termina 40 dias depois da Páscoa, na quinta-feira em que se comemora a Ascensão de Jesus Cristo.
A semana santa, bem como a quaresma, tem data variável: cada ano é diferente. O domingo de Páscoa cai no primeiro domingo depois da lua cheia após 20 de março, que é a data nominal do equinócio da primavera no hemisfério Norte. A partir da data de Páscoa fixam-se as demais datas dos dias anteriores e posteriores. Também o carnaval respeita esta antiga tradição: 40 dias antes da Páscoa inicia a Quaresma e, no dia imediatamente anterior ao início deste tempo, festeja-se o carnaval.
Quaresma – Os 40 dias foram estabelecidos no século VIII porque o número 40 tem significado especial na Bíblia: lembramos os 40 dias de Moisés, do profeta Elias e de Jesus Cristo no deserto.
Quarta-feira de Cinzas – Neste dia começa a quaresma, sempre numa quarta-feira. Seu nome origina-se do costume de fazer o sinal da cruz na testa com cinzas, como sinal e símbolo de penitência, jejum e oração.
Ascensão – Quarenta dias depois do domingo da ressurreição termina o período de Páscoa, pois o livro de Atos relata que após a ressurreição Jesus apareceu “durante quarenta dias” aos discípulos e então subiu ao céu (Atos 1.1-11).
A semana santa no calendário litúrgico
Domingo de Ramos – Neste domingo anterior à Páscoa, com o qual começa a semana santa, lembra-se a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém (Mateus 21.1-11).
Segunda-feira – Comemora-se a purificação do templo por Jesus (Mateus 21.12-13).
Terça-feira – Descrição de Jesus aos discípulos sobre a destruição de Jerusalém (Mateus 23.37-24.2).
Quarta-feira – Lembra a decisão de Judas de trair Jesus e entregá-lo por 30 moedas de prata aos sacerdotes (Mateus 26.14-16).
Quinta-feira Santa – Celebra a instituição da Santa Ceia e lembra a agonia de Jesus no jardim do Getsêmani. Igualmente, é lembrado como Jesus lavou os pés de seus discípulos (Mateus 26.26-30 e 36-46) (João 13.1-11).
Sexta-feira Santa – Lembra a crucificação e a morte de Jesus (Mateus 27.33-56).
Sábado de Aleluia – Reflete-se sobre o sepultamento de Jesus (Mateus 27.57-66).
Domingo de Páscoa – Celebração da ressurreição de Jesus (Mateus 28.1-10).
Significado teológico
“Nós pregamos a Cristo crucificado”, escreve o apóstolo Paulo na primeira epístola aos Coríntios (1.23). Não são os sinais e nem a sabedoria que devem estar no centro da reflexão e, com isto, da fé cristã, mas a morte de Jesus Cristo. Aqui está o centro de toda a teologia. Por este motivo, as igrejas cristãs têm no centro dos seus altares a cruz ou o crucifixo, como a lembrar que o acontecimento mais importante é a morte de Cristo.
O costume de celebrar a semana santa com todas as suas tradições, que se formaram ao longo dos séculos, pode ser um auxílio para compreender e memorizar que o centro de nossa fé cristã está na morte de nosso Senhor. O Cristo ressuscitado é o mesmo que morreu crucificado na Sexta-feira Santa.
P. em. Meinrad Piske, Brusque (SC)

Prefeitura de Maruim investe na valorização dos agentes de saúde

PREFEITURA DE MARUIM INVESTE NA VALORIZAÇÃO DOS AGENTES DE SAÚDE

Priorizando investir na área da saúde para dar melhores condições de trabalho e garantir resultados positivos nas ações realizadas, a Prefeitura de Maruim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fez a entrega de fardamentos completos para as equipes de agentes comunitários de saúde e de endemias do município. A ação dará maior credibilidade ao trabalho dos agentes junto às famílias maruinenses, além de garantir melhor adequação e organização desses profissionais, e de propiciar mais segurança na realização do serviço.
“Ganhamos duas camisas, uma calça, um tênis, uma bota e uma bolsa para levar nosso material de trabalho. Ficamos muito felizes porque nos sentimos valorizados. Para se ter uma ideia, essa gestão nos deu em pouco tempo o que as administrações passadas não deram em muitos anos. Na última gestão mesmo, recebemos apenas uma calça e uma blusa em quatro anos”, compara o agente de endemias Valtemir Silva. 
De acordo com Fábio Nunes o fardamento facilitará o desenvolvimento do trabalho. “Além de estarmos mais motivados, afinal, não há quem não goste de ir trabalhar com roupa nova, estamos mais protegidos. Antes a gente entrava até de sandália para fazer inspeção em terrenos baldios, mas agora temos tênis e até botas”, conta o agente de endemias.
A secretária Dória, explica que a prefeitura tem realizado ações efetivas mostrando a preocupação em investir na área de atenção básica da saúde do município. “O prefeito Gilberto Maynart fez um grande esforço, visto que o município está passando por um período de contenção de gastos, mas investimentos como esse, mostram que a saúde é realmente prioridade em sua administração. Além de fazer a capacitação dos profissionais, entregar novos fardamentos, a administração tem feito investimentos em transporte com manutenção preventiva e corretiva dos carros da saúde e tem buscado meios de, inclusive, adquirir um novo veículo”, explica a secretária.
“Aproveito o ensejo para pedir para que a população receba bem em suas residências esses profissionais que estão lutando diariamente para garantir a saúde das famílias. São pessoas devidamente capacitadas para executar suas funções e só têm o intuito de ajudar”, alerta Marilene Dória.
Piso salarial
Outra conquista dos agentes da saúde foi o pagamento do piso nacional da categoria, que hoje é de R$ 714,00, outro benefício alcançado somente graças aos esforços da atual gestão. “Esse reajuste salarial sempre foi um compromisso da prefeitura, que não mediu esforços para dar à categoria a merecida valorização profissional, o que poucos municípios tem feito. Maruim é um dos pioneiros no pagamento integral do piso aos agentes”, enfatiza a secretária de Saúde.
A agente comunitária Maira Santos não esconde sua felicidade com o reajuste. “Nós merecemos esse aumento porque damos duro. Fiquei muito feliz porque sou agente há seis anos e pela primeira vez em minha vida tive a certeza de que a prefeitura está de mãos dadas com o seu funcionalismo e preocupada com o bem estar de todos. Quando trabalhamos mais satisfeitos, as famílias são atendidas com muito mais carinho e os resultados certamente se convertem em benefícios para Maruim”, comemora Maira Santos.

 

Racismo impede que negro tenha cargo diretivo no futebol

Racismo impede que negro tenha cargo diretivo no futebol






Discriminação no futebol

No imaginário brasileiro, existe a ideia de que, no meio futebolístico, as relações raciais são leves e brandas, como se não houvesse discriminação por cor, e como se nos campos o negro tivesse um espaço garantido, respeitado.
No entanto, uma série de histórias de vida e experiências contadas por jogadores, dirigentes, treinadores, árbitros, torcedores, jornalistas e intelectuais, seguidas das análises feitas pelo pesquisador Marcel Diego Tonini, revelam o caráter ainda racista dos bastidores do futebol.
O problema é mais sério quando o que está em jogo é o comando de clubes e federações, ou seja, os cargos de chefia e liderança "além dos gramados".

Racismo no futebol

Percebendo que as pesquisas já realizadas a respeito do tema "negro no futebol brasileiro" abordavam exclusivamente os jogadores, Tonini decidiu analisar outros profissionais desse universo.
Assim, apresentou em seu trabalho um novo olhar sobre o tema, utilizando como ferramenta de estudo o registro das histórias orais da vida de pessoas que trabalham no campo e nos bastidores.
Os relatos demonstram como o racismo ainda é assunto "tabu" no Brasil, evidenciando o histórico brasileiro de não discussão do tema, inclusive no meio futebolístico. "O "interior" do futebol funciona na mesma direção da própria sociedade: uma "área rígida" para as relações raciais, na qual ser negro ainda é empecilho para ascensão profissional", salienta o pesquisador. "Nas 20 entrevistas, negros e brancos mediam palavras, como se o próprio ato de conversar sobre o tema significasse que eram racistas", completa.
Segundo Tonini, o estudo das histórias narradas pelos próprios negros que vivenciaram situações de discriminação, com experiências dentro do jogo e relacionamentos nos bastidores, representa um caminho eficaz para o desenvolvimento da investigação sobre as relações raciais no Brasil.

Vida no futebol

Para realizar a pesquisa Além dos gramados: história oral de vida de negros no futebol brasileiro (1970-2010), Tonini entrevistou, entre outros, o ex-jogador Junior, do Flamengo; Jairo, que foi goleiro do Corinthians, e João Paulo Araújo, árbitro que atuou nas décadas de 1980 e 1990.
Além deles, outras personalidades conversaram com Tonini, como Paulo César de Oliveira, árbitro, e os dirigentes do Juventude, do Grêmio e do Cruzeiro - times marcados por histórias polêmicas relacionadas à discriminação.
De acordo com o autor, a ideia do negro como jogador, e não como dirigente, ou técnico, já é algo comum e estabelecido no imaginário da sociedade. Essa concepção se confirmou por meio das entrevistas, que revelavam experiências de infância e dos dias atuais. Os relatos possibilitaram ao pesquisador entender como pensam os próprios sujeitos dos campos e bastidores quando o que está em pauta é o racismo no futebol.
"O intuito era acrescentar para a literatura dados qualitativos relevantes, referentes ao período de tempo compreendido entre os anos de 1970 e 2010; um recorte recente da nossa trajetória futebolística", acrescenta.

Dirigentes brancos

Tonini pôde concluir que, mesmo no mundo do futebol, se mantém a mentalidade de que o negro não serve para pensar. Sendo incapaz de comandar, deve apenas obedecer. "Trata-se de uma herança do ideário escravocrata. Nesse contexto, podemos questionar, por exemplo, por que a maioria dos dirigentes é branca", indaga o pesquisador.
"Geralmente, esses líderes vêm de famílias abastadas, já tendo sido sócios do clube. O fato de o branco ter mais oportunidades que o negro é uma questão relacionada à construção da história brasileira, marcada pela escravidão. A partir do momento que decidem que no futebol os dirigentes de clubes não são remunerados, consolida-se uma das várias maneiras de não deixar que o negro seja inserido nesses cargos de chefia. Até porque, nem aqueles jogadores negros que tiveram uma projeção conseguiram galgar a hierarquia do universo futebolístico", explica Tonini.

Obstáculos da cor

Não conseguir apitar uma final de campeonato, por exemplo, foi um dos obstáculos enfrentados pelo entrevistado João Paulo Araújo. O ex-árbitro afirma não ter vivido essa experiência por causa da cor de sua pele. Andrade, ex-técnico do Flamengo, vencedor do Campeonato Brasileiro de 2009, não foi mais contratado por nenhum outro grande clube depois de ser demitido em 2010. Ele também é negro.
O relato de Junior, ex-jogador do Flamengo nas décadas de 1970, 1980 e 1990, que veio a ser treinador, abordou o caso da faixa estendida por torcedores em uma partida na Itália, onde estava escrito "Junior, negro sujo". Tonini conta que o atleta veio de família rica do nordeste - uma exceção no contexto do futebol -, e que, provavelmente por conta disso, não se veja como negro, afirmando ainda não ter sofrido discriminação no Brasil.
"Mas outros três relatos me chamaram atenção: os dos próprios dirigentes", conta o pesquisador. "Quando perguntei sobre o caso de racismo que aconteceu em uma partida entre Grêmio e Cruzeiro, que inclusive teve repercussão na grande mídia, os dirigentes de ambos os clubes tentaram, de certa forma, minimizá-los, como se fossem meras casualidades, e não discriminação racial. Talvez, se dependesse deles, casos como esse não receberiam atenção", aponta Tonini.

domingo, 17 de abril de 2011

MENSAGEM DE REFLEXÃO DA SEMANA


MENSAGEM DE REFLEXÃO

Ser ou Ter?
Nossa correria diária não nos deixa parar
para perceber se o que temos já não é
o suficiente para nossa vida.
Nos preocupamos muito em TER: ter isso,
ter aquilo, comprar isso, comprar aquilo.
Os anos vão passando, quando nos damos
conta, esquecemos do mais importante
que é VIVER e SER FELIZ!
Muitas vezes para ser Feliz não é preciso
Ter, o mais importante na vida é SER.
As pessoas precisam parar de correr atrás
do Ter e começar a correr atrás do SER:
Ser Amigo, Ser Amado, Ser Gente.
Tenho certeza de que, quando SOMOS,
ficamos muito mais Felizes do que
quando Temos.
O SER leva uma vida para se conseguir e
o Ter muitas vezes conseguimos logo.
O SER não se acaba nem se perde com
o tempo, mas o Ter pode terminar logo.
O SER é eterno, o Ter é passageiro. Mesmo
que dure por muito tempo, pode não trazer
a Felicidade... E é aí que vem o vazio
na vida das pessoas...
Por isso, tente sempre SER e não Ter.
Assim você sentirá uma Felicidade
sem preço!
Espero que você deixe de cobrar o que
fez e o que não fez nos últimos anos e
que você tente o mais importante:

SER FELIZ

Autor Desconhecido