sábado, 1 de outubro de 2011

SETE DE OUTUBRO É O ÚLTIMO PRAZO PARA QUEM QUER DISPUTAR AS ELEIÇÕES DE 2012

O clima eleitoral já está tomando conta de todo país nas últimas semanas, mas tudo por conta do prazo que está chegando ao seu final para aqueles interessados em se candidatar nas eleições de 2012 regularizarem sua filiação partidária. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu que a votação será no dia 7 de outubro de 2012 e, um ano antes dessa data, quem estiver interessado em participar do pleito precisa estar filiado a algum partido político.

Porém a escolha dos candidatos só acontecerá oficialmente entre 10 e 30 de junho de 2012, quando serão realizadas as convenções partidárias. O registro dos candidatos poderá ser feito até 5  de julho. E a partir deste dia será permitida a propaganda eleitoral por meio de comícios, na internet e em outros meios de comunicação, desde que não seja paga. Só então começa a batalha eleitoral com a divulgação dos nomes que disputarão, de fato, o pleito. Até lá, problemas judiciais e reviravoltas políticas podem mudar o quadro.
Os adversários podem pedir impugnação de candidatura até 18 de julho. Em 6 de agosto, os candidatos terão de apresentar relatório com recursos recebidos para financiamento de campanha eleitoral. A propaganda gratuita no rádio e TV começa numa terça-feira, 21 de agosto, e vai até o dia 4 de outubro, quando também se encerra o período permitido para reuniões públicas ou comícios, e ainda para se fazer debates nas rádios e nas TVs. O dia seguinte é o último para propaganda paga em jornais impressos. E um dia antes da votação encerra-se  a permissão para propaganda em alto-falantes ou amplificadores de som, bem como para distribuição de material gráfico e promoção de carreatas.
Levando-se em conta que dia 7 de outubro é o prazo final para filiações partidárias para quem pretende se candidatar nas eleições municipais do ano que vem, tudo indica que os próximos dias serão de muitas conversações políticas. Quem não se filiar em alguma agremiação partidária até lá, não poderá ser candidato nas eleições de 2012. Por isso, algumas siglas ainda tentam convencer e conquistar nomes com potencial para serem candidato.
Texto: Vereador Nildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário