O QUE É PRESSÃO ARTERIAL?
Quando seu médico mede a sua pressão arterial, ele está medindo a força do sangue contra as paredes de suas artérias . A força é gerada pelo seu coração enquanto contrai-se e movimenta o sangue através do corpo.
Seu médico mede dois componentes de sua pressão arterial. A pressão máxima ( pressão sistólica ) que é registrada primeiro e depois então a pressão mínima ( pressão diastólica ).
Uma pressão arterial deve ser escrita 120/80mmHg e lida 120 por 80 ou simplesmente doze por oito.
Obviamente, todas as pessoas têm uma pressão arterial.
O QUE É HIPERTENSÃO ARTERIAL OU PRESSÃO ALTA?
Considera-se Hipertensão Arterial (ou pressão alta), quando os valores medidos estão acima de 130x85mmHg.
Ansiedade, fumo, obesidade, sedentarismo, bebidas alcoólicas e ingestão excessiva de sal, são situações que favorecem o aumento da pressão arterial.
Estima-se que 20% da população são portadoras de Hipertensão Arterial. Na maioria dos casos – 90%- a causa da hipertensão tem uma origem familiar (genética).
A hipertensão pode ser tratada eficazmente, porem não pode ser “curada”, necessitando de um tratamento contínuo de manutenção, geralmente, por toda vida.
Todas as pessoas têm pressão arterial alta às vezes.
COMPLICAÇÕES DA HIPERTENSÃO ARTERIAL
A maioria das pessoas com hipertensão é assintomática, ou apresentam poucos sintomas, tais como dor de cabeça, tonturas e fadiga fácil. Sintomas que são pouco valorizados. Infelizmente, enquanto tais sintomas estão sendo ignorados, a elevação da pressão arterial está mantendo esforço constante e desgastante nos vasos sanguíneos , coração e outros órgãos. Uma pessoa com hipertensão pode se sentir muito bem por muitos anos- e sofrer um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral (“derrame”), subitamente.
A hipertensão arterial, não tratada é chamada de “assassina silenciosa”.
TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL
O principal objetivo do tratamento da hipertensão arterial é prevenir as complicações cardiovasculares e morte. Apesar de milhões de brasileiros serem hipertensos, estima-se que a metade deles estão sendo tratados adequadamente.
Alem da mudança de hábitos de vida (Dieta, Exercícios Físicos, Parar de fumar, Reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas, Perder peso etc ), pode haver a necessidade de remédios para o tratamento da hipertensão arterial. Existem vários medicamentos que controlam eficazmente a pressão arterial elevada e o seu médico irá determinar qual deve ser utilizado para cada tipo de paciente. Lembre-se que o uso do remédio deve ser contínuo, diário, nas doses e nos horários recomendados pelo médico. O mais importante é “ não deixar de tomar os medicamentos mesmo que sua pressão esteja controlada”, pois este é o sinal de que seu tratamento está sendo eficaz e são exatamente esses cuidados que proporcionam o controle de sua pressão.
O QUE VOCÊ PODE FAZER A RESPEITO DE SUA HIPERTENSÃO
· Ingira a menor quantidade possível de alimentos ricos em sal. Isto inclui alimentos muito industrializado.
· Siga o conselho de seu médico a respeito da dieta, exercícios físicos, perda de peso, álcool e fumo. Se tiver dificuldade em fazê-lo, fale com ele de seus problemas- não tente enganá-lo ou deixá-lo adivinhar que você está tendo um problema.
· Tome sua medicação como indicada. Não falte com as doses ou deixe de tomar a medicação. E não pense que pelo fato de estar sentindo bem, poderá abandonar o tratamento. Hipertensão não tratada pode matar – lenta e silenciosamente.
· Fale com seu médico sobre qualquer problema que você esteja tendo com sua medicação. Ele saberá se é a medicação que está causando problema e o que deve ser feito a esse respeito.
· Mantenha todas as suas consultas com seu médico . Ele deve ter certeza de que sua hipertensão está respondendo ao tratamento. Quando terminar uma consulta, saiba com certeza quando é que seu médico deseja vê-lo de novo.
· Lembre-se de que a hipertensão é uma doença que dura a vida toda, mas pode ser bem controlada. Mesmo no caso de sua pressão arterial torna-se normal, continue seguindo as instruções de seu médico e verificar sua pressão arterial periodicamente.
Elaborado por: Dr. Jailson Santana de Oliveira
Cardiologista da Uniclínica-Aracaju-Se