domingo, 31 de julho de 2011

FESTA NO CLUBE MUNICIPAL DE CRISTINÁPOLIS – SE

Onde tem festa? Essa é uma pergunta muito freqüente, principalmente entre os nossos jovens, que todo final de semana querem ir para balada e se divertir com os amigos.

Por este motivo e que no próximo final de semana, dia 06 de agosto, apartir das 22:00 horas., no clube municipal, acontecerá uma grandiosa festa com a presença do cantor JOILSON, o fenômeno do arrocha,  que vem fazendo  grande sucesso.

O show também contará com a presença contagiante da cantora baiana AMANDA, com o melhor da MPB, e para encerrar teremos também, BONDE DA GALERA, que com certeza vai agitar a moçada.

A organização e idealização deste evento, fica  por conta de Kleber, o conhecidíssimo (quequer), proprietário do aconchegante bar Bola Cheia, e Jefferson, da secretaria do Meio Ambiente. Maiores informações e reservas, no bar Bola Cheia ou através dos telefones: 9957-8828 ou 9978-1295.

Agora que o recado foi dado, é só a galera se divertir.

Texto. Vereador Nildo.

Em outubro, mundo chegará a 7 bilhões de habitantes

No dia 31 de outubro deste ano, em algum lugar da Índia, um parto marcará um ponto crítico na história do planeta: com esse nascimento, o mundo passará a ter 7 bilhões de habitantes. A projeção foi feita pela ONU e, apesar de a data ser apenas uma estimativa e o país apenas uma probabilidade, a realidade é que o ano terminará com um novo marco em termos demográfico que promete aprofundar os desafios sociais e ambientais.
A explosão da população mundial calculada pela ONU está sendo publicada nesta semana pelo jornal Science, em um estudo que mostra que avanços médicos, vacinas mais eficientes, proliferação do uso de antibióticos e um relativo avanço no acesso à saúde permitiram uma elevação na expectativa de vida nos países em desenvolvimento.
Mas, ao mesmo tempo que isso ocorre, a taxa de natalidade desses países ainda é elevada. O resultado não é outro senão a explosão demográfica dessas sociedades.
A escolha da Índia para representar o nascimento da pessoa que marcará os 7 bilhões de habitantes não ocorre por acaso. O país de fato faz avanços na área médica. Mas, sem um controle populacional, passará a China em poucos anos em termos de população. A ONU ainda está convencida de que, diante das taxas de natalidade dos países em desenvolvimento, são eles os responsáveis por ter promovido a elevação da população mundial em 1 bilhão de pessoas em apenas doze anos. Em 1999, o mundo somava seus 6 bilhões de habitantes.
Segundo o estudo, a primeira vez que o planeta registrou 1 bilhão de pessoas foi em torno de 1800. Para chegar a 2 bilhões de pessoas, o mundo precisou de mais 125 anos. Mas, apenas nos últimos 50 anos, a população mundial passou de 3 bilhões para 7 bilhões. Os números de 2011 serão duas vezes maior que a população do planeta em 1960.
O pico da expansão de fato ocorreu nos anos 70, quando o mundo crescia cerca de 2% ao ano. Hoje, essa taxa caiu para 1%. Mas, segundo o estudo, a expansão continuará e ocorrerá nos países mais pobres. Até 2050, o mundo terá 9,3 bilhões de pessoas, das quais 97% do crescimento ocorrerá nas regiões mais pobres.
[
Os Estados Unidos, em quatro décadas, serão os únicos representantes dos países ricos entre as dez maiores sociedades do mundo. De acordo com o estudo, haverá uma estagnação no crescimento populacional de Europa, Japão e demais países ricos.
"Nos anos 60 e 70, tivemos um boom populacional ", explicou David Bloom, economia da universidade Harvard, que liderou o estudo ao lado da ONU. " O que vemos agora é uma série de mini-booms nas áreas mais frágeis do planeta ", disse. Para ele, a questão da pobreza e desigualdade que virão com o aumento da população nessas áreas promete desestabilizar regiões inteiras.
Desafios
Para a ONU, a marca dos 7 bilhões de pessoas deve despertar um sentimento em governos e na sociedade de que o mundo terá de enfrentar importantes desafios nos próximos anos.
O primeiro deles é o ecológico: como reduzir emissões de CO2 e poluição com uma população cada vez maior e com uma renda melhor. Na avaliação de Achim Steiner, diretor do Programa Mundial da ONU para Meio Ambiente, não há outra solução senão a mudança de padrão de consumo e da base tecnológica. " Precisamos de uma transição para uma economia verde ", disse.
Outro desafio é o dos alimentos. Com a expansão demográfica e maior renda, a população mundial exigirá uma produção de alimentos 75% superior até 2050. Para a FAO, isso exigirá investimentos importantes e a constatação por parte de governos de que os preços de alimentos continuarão elevados.

Fonte: estadão.com.br

MPSE COMBATE POLUIÇÃO SONORA NA CIDADE DE CRISTINÁPOLIS-SE

Depois de receber diversas denúncias a respeito da poluição sonora em diversos locais do município de Cristinápolis (SE), o Ministério Público de Sergipe, através do Promotor de Justiça, Dr. Alexandre Albagli de Oliveira, expediu recomendação para que donos de estabelecimentos, polícia e a prefeitura tomem as providências cabíveis para sanar o problema.

De acordo com as denúncias encaminhadas a Promotoria de Justiça, bares, restaurantes e veículos particulares, em diversos pontos da cidade estão provocando poluição sonora, perturbando o sossego e pondo em risco a saúde dos munícipes, todos os dias, em diversos horários, inclusive na madrugada, nas proximidades de escolas, postos médicos e igrejas.

A população do município estão submetidos a uma situação intolerável, exigindo providências por parte das autoridades. Já foram colocadas faixas em todos os locais da cidade informando o seguinte: É Contravenção Penal perturbar alguém, o trabalho, ou sossego alheios, abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos, ficando prevista pena de prisão simples de 15 dias a três meses, ou multa.

Parabéns ao Promotor de Justiça Dr. Alexandre Albagli de Oliveira pelo belíssimo trabalho. A Organização Mundial de Saúde condena a Poluição sonora pelos seus efeitos nefastos à saúde: promove a liberação de cortisol no sangue pela glândula supra-renal, o conhecido hormônio do stress, o qual descompassa o coração, eleva a pressão em até 3,8. Inibe a produção da melatonina (hormônio do sono), reduz a memória e a aprendizagem, causa surdez. Os idosos e hipertensos são os mais atingidos, sujeitos a infarto e AVC.

O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. É encarregado de promover as medidas necessárias para a adequada prestação dos serviços de relevância pública. É o titular da ação penal pública e lhe cabe a defesa do patrimônio  público e social, do meio ambiente, da saúde pública e de outros interesses difusos e coletivos. Nessa tarefa, não se omite, não prevarica e sempre está pronto para tomar a providência cabível.

Texto Ver. Nildo

Fifa sorteia os grupos das eliminatórias para a Copa 2014



A Fifa sorteou neste sábado os grupos das eliminatórias da Copa do Mundo de Futebol no Brasil em 2014 em uma cerimônia realizada no Rio de Janeiro.
O sorteio foi conduzido pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke em uma cerimônia que contou com dirigentes de futebol de vários países, com a presidente Dilma Rousseff e apresentações musicais..
O primeiro grupo a ser sorteado foi o da fase decisiva das eliminatórias africanas.
O jogador Neymar, do Santos, e o ex-jogador Cafú, participaram do sorteio dos jogos na chave africana.
Neymar, sorteou as seleções adversárias do primeiro jogo da primeira fase das eliminatórias africanas, Seicheles contra o Quênia.
Nesta fase, o Djibuti enfrentará a Namíbia, Ilhas Maurício jogará contra a Libéria, Comoros contra Moçambique, Guine Equatorial contra Madagascar e Somália enfrentará a Etiópia.
Outros jogos definidos foram Lesoto contra Burundi, Eritreia contra Ruanda, Suazilândia contra a República do Congo, São Tomé e Príncipe contra o Congo, Chade contra Tanzânia.
A eliminatória africana é longa, são 52 participantes disputando cinco vagas. Na segunda etapa, os vencedores do playoff vão se juntar a outros 28 times e formam dez grupos com quatro participantes. Em seguida, dez vencedores de cada grupo vão disputar entre si e os cinco vencedores chegam à Copa de 2014.
Fase decisiva
Os grupos da fase decisiva das eliminatórias africanas foram definidos em seguida em um sorteio realizado por Cafú. No Grupo A estão África do Sul, Bostuana, República Centro-Africana e o vencedor do jogo entre Somália e Etiópia.
No Grupo B estão Tunísia, Cabo Verde, Serra Leoa e o vencedor entre o jogo entre Guiné Equatorial e Madagascar.
O Grupo C conta com Costa do Marfim, Marrocos, Gâmbia e o vencedor do confronto entre Chade e Tanzânia.
No Grupo D estão Gana, Zâmbia, Sudão e o vencedor do jogo Lesoto e Burundi. O Grupo E foi formado por Burkina Fasso, Gabão, Níger, e o vencedor entre São Tomé e Príncipe e o Congo.
O Grupo F foi formado por Nigéria, Malauí, o vencedor do jogo entre Seicheles e Quênia e o vencedor do jogo em Djibuti e Namíbia.
No Grupo G estão Egito, Guiné, Zimbábue e o vencedor do jogo entre Comores e Moçambique. Do Grupo H participam Argélia, Mali, Benin e o vencedor do jogo Eritreia e Runda.
O Grupo H conta com Argélia, Mali, Benin e o vencedor do jogo entre Eritreia e Ruanda.
No Grupo I estão Camarões, Líbia, o vencedor do jogo entre Guiné-Bissau e Togo mais o vencedor do jogo entre Suazilândia e República do Congo. E o Grupo J conta com Senegal, Uganda, Angola e o vencedor do jogo entre Ilhas Maurício e Libéria.
Ásia e Américas
A América do Sul não precisa de sorteio. A disputa será feita em formato de pontos corridos e não contará com a participação do Brasil, automaticamente classificado por ser a sede da Copa.
O ex-jogador Zico e o jogador Lucas, do São Paulo, realizaram o sorteio das eliminatórias da Ásia. Ao todo são 43 equipes disputando quatro vagas e uma quinta que poderá ser conquistada na repescagem.
No Grupo A estão China, Jordânia, Iraque e Cingapura. Do Grupo B fazem parte Coreia do Sul, Kuwait, Emirados Árabes e Líbano.
O Grupo C é formado por Japão, Uzbequistão, Síria e Coreia do Norte. No Grupo D estão Austrália, Arábia Saudita, Omã e Tailândia. E no Grupo E estão Irã, Catar, Barein e Indonésia.
Para o sorteio seguinte, das Américas do Norte, Central e Caribe, foram chamados o ex-jogador Bebeto e o jogador Lucas Piazon, de categorias de base. Três equipes da Concacaf (confederação de futebol da América do Norte e do Caribe) se classificarão para a Copa do Mundo de 2014, a quarta vai disputar a repescagem.
E os grupos desta fase das Eliminatórias da Concacaf foram definidos como Grupo A: El Salvador, Suriname, Ihas Cayman e República Dominicana.
No Grupo B estão Trinidad e Tobago, Guiana, Barbados e Bermudas. O Grupo C foi formado por Panamá, Dominica, Nicarágua e Bahamas.
O Grupo D conta com Canadá, São Cristóvão e Névis, Porto Rico e Santa Lúcia. No Grupo E estão Granada, Guatemala, São Vicente e Granadinas e Belize.
No Grupo F estão Haiti, Antígua e Barbuda, Curaçao e Ilhas Virgens Americanas.
Na última fase entrarão as principais seleções. Serão três grupos com quatro equipes cada e os vencedores dos grupos irão à Copa de 2014.
No Grupo A estarão os vencedores dos Grupos E e F da fase anterior, Estados Unidos e Jamaica.
O Grupo B contará com os vencedores dos Grupos A e B da fase anterior mais o México e Costa Rica.
O Grupo C terá os vencedores dos Grupos C e D da fase anterior e também Honduras e Cuba.
Oceania
Para o sorteio do grupo da Oceania foram chamados ao palco o ex-técnico da Seleção Brasileira Zagallo e o jogador Fellipe Bastos, do Vasco. A Oceania não terá mais a participação da Austrália, que está nas eliminatórias da Ásia.
A melhor seleção das eliminatórias da Oceania disputará a repescagem.
As eliminatórias da Oceania terão dois grupos de quatro seleções e apenas uma vai avançar e disputar a repescagem contra o quarto colocado das Eliminatórias da Concacaf.
No Grupo A da Oceania estão Vanuatu, Nova Caledônia, Taiti e o vencedor de uma fase preliminar. No Grupo B estão Fiji, Nova Zelândia, Ilhas Salomão e Papua-Nova Guiné.
Europa
O ex-jogador Ronaldo e o jogador do Santos Paulo Henrique Ganso participaram do sorteio das eliminatórias da Europa. No total, 53 países vão disputar a fase de grupos destas eliminatórias.
Os melhores dos nove grupos estarão na Copa e haverá uma segunda fase com os melhores segundos colocados.
No Grupo A estão Croácia, Sérvia, Bélgica, Escócia, Macedônia e País de Gales. O Grupo B foi formado por Itália, Dinamarca, República Tcheca, Bulgária, Armênia e Malta.
O Grupo C conta com Alemanha, Suécia, Irlanda, Áustria, Ilhas Faroe e Cazaquistão. O Grupo D tem as seleções da Holanda, Turquia, Hungria, Romênia, Estônia e Andorra.
No Grupo E estão Noruega, Eslovênia, Suíça, Albânia, Chipre e Islândia. O Grupo F conta com Portugal, Rússia, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo.
No Grupo G estão Grécia, Eslováquia, Bósnia e Herzegovina, Lituânia, Letônia e Liechtenstein.
Do Grupo H participam a Inglaterra, Montenegro, Ucrânia, Polônia, Modávia e San Marino. No Grupo I estão Espanha, França Bielorrússia, Georgia e Finlândia.
Espanha e França estão no mesmo grupo e uma das duas seleções terá que disputar a repescagem. Os oito melhores segundos colocados disputarão a repescagem. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

fonte: estadão.com.br

Acusado de estelionato teria vendido jet ski a vereador


A reportagem do Portal Infonet tentou por todo o dia, contato com o vereador Fabrício Soares, mas ele não atendeu ao telefone celular
Empresários que sentiram lesados no Estado da Bahia pelo acusado da prática de estelionato, Jeferson de Assis Soares, preso semana passada em Salvador e que se dizia assessor do deputado Gustinho Ribeiro, estão tentando recuperar um jet ski comprado em Aracaju e que estaria em poder do vereador de Estância, Fabrício Soares (PR).
O proprietário de uma revendedora Suzuki na cidade baiana de Camaçari, André Ribeiro, entrou em contato com a redação do Portal Infonet para informar que adquiriu o jet ski em Aracaju e que caiu na conversa de Jeferson de Assis.
“Jeferson chegou na loja e disse estar montando uma loja de motocicletas, nos levou até um galpão com várias pessoas e depois conseguiu a liberação de empréstimo no banco. O papo do cara era tão perfeito que a gente caiu. Ele levou o jet ski em troca de cinco motos, mas não conseguimos emplacar em virtude de irregularidades,  quando o procuramos disse que tinha conseguido empréstimo e que pagaria o valor do jet ski (R$ 35 mil), o que também não fez”, conta André Ribeiro.
O empresário disse ainda que ao desconfiarem, ele e sócio começaram a rastrear Jeferson com a ajuda da polícia, que conseguiu prendê-lo semana passada em Salvador. “Nós já descobrimos que o jet ski está na cidade de Estância em posse do vereador Fabrício Soares, já falamos com ele várias vezes, mas ele resiste em devolver. Não entendemos como ele comprou sem nenhuma nota. Só queremos o nosso bem de volta até porque o documento do jet ski está com a gente”, garante.
A reportagem do Portal Infonet tentou por todo o dia, contato com o vereador Fabrício Soares, mas ele não atendeu ao telefone celular. Na Câmara Municipal de Estância, a informação é de que o expediente é das 8h às 13h e que não sabiam os telefones dos assessores do vereador.
O Portal Infonet continua a disposição do vereador Fabrício Soares para prestar quaisquer esclarecimentos sobre o assunto, por meio do e-mail jornalismo@infonet.com.br ou do telefone (79) 2106-8000.
Por Aldaci de Souza - Portal Infonet
Fonte: Diario Sergipano

sábado, 30 de julho de 2011

CRISTINÁPOLIS IRÁ RECEBER AGÊNCIA DO BANCO BRASIL

Uma agência do Banco do Brasil será instalada no Município de Cristinápolis (SE) ainda este ano de acordo com o prefeito, Raimundo da Silva Leal, Há anos o município vem necessitando desta agência. Já começaram as reformas no prédio para receber a agência que funcionará na Rua Epaminondas Menezes Reis, onde funcionava a biblioteca municipal, e o objetivo maior desta agência e contribuir com o processo de desenvolvimento econômico e social do município, atendendo aos anseios dos mais de 16 mil habitantes da localidade, bem como daqueles que passam no município, uma vez que o mesmo e cortado pela BR 101.

A implantação da agência do Banco do Brasil em Cristinápolis (SE) será fundamental para o desenvolvimento do município, especialmente para a classe empresarial que há muito se ressentia da ausência da agência do banco no município, obrigando os empresários locais e toda a população que mantém negócios no Banco do Brasil a se deslocarem para os municípios mais próximos.

A implantação do Banco do Brasil no município de Cristinápolis (SE) tornou-se possível graças ao empenho do prefeito, Raimundo da Silva Leal.

“ O  futuro  dependerá  daquilo  que  fazemos   no presente”
                                                               Mahatma  Gandhi

PARABÉNS PREFEITO POR MAIS ESTA CONQUISTA  PARA NOSSA  CIDADE.

Texto: Ver. Nildo

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Déficit da Previdência somou R$ 19,779 bi no 1º semestre

BRASÍLIA - O déficit da Previdência Social totalizou R$ 19,779 bilhões no primeiro semestre deste ano, o que representa o melhor resultado para o período desde 2004. O bom desempenho é explicado pelo mercado de trabalho, que continua bastante aquecido, apesar de medidas adotadas pelo governo - como o aumento de juros - para desacelerar a economia brasileira.
No acumulado de janeiro a junho de 2010, o rombo era de R$ 24,383 bilhões, ou seja, o resultado apurado no mesmo período deste ano é 18,9% menor que o registrado no ano passado - números corrigidos pelo INPC. "Não houve desaceleração do mercado de trabalho. Caso contrário não teríamos esse resultado (R$ 19,779 bilhões)", afirmou o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho.
O desempenho no primeiro semestre deste ano reflete uma arrecadação de R$ 111,431 bilhões e uma despesa de R$ 131,211 bilhões. Em junho deste ano, o déficit da previdência foi de R$ 1,903 bilhão, o melhor resultado mensal desde março de 2004, excluindo os meses de dezembro.
fonte:http://economia.estadao.com.br/noticias/not_77589.htm

Fifa anuncia datas da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014

A Fifa anunciou nesta quarta-feira (27) que seus dois maiores eventos já têm datas para acontecer no Brasil. A Copa das Confederações será realizada de 15 a 30 de junho de 2013, no Brasil, como evento-teste para o maior torneio. A Copa do Mundo-2014 está marcada para começar a 13 de junho e terminar em 13 de julho de 2014.

Também está definido que um grande concerto musical vai inaugurar o megaevento, no dia 12 de junho de 2014 - Dia dos Namorados -, celebrando a paixão pela futebol e pela vida. Este musical é considerado pela FIFA como o primeiro dia do Mundial-2014.

O anúncio oficial será feito pelo presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, e pelo secretário-geral da Fifa, o francês Jérôme Valcke, na Marina da Glória, comunicando as decisões tomadas pelo Board (Conselho) que dirige a Copa do Mundo do Brasil.

De 15 a 30 de junho de 2013, a Copa das Confederações, com oito seleções, é um evento-teste e será disputada num período de 15 dias em quatro ou cinco cidades brasileiras, escolhidas até 21 de outubro próximo pelo Comitê Executivo da Fifa.

O Brasil (país-sede), o Uruguai (atual campeão da Copa América) e a Espanha (campeã mundial) já são três das oito seleções confirmadas. Haverá também os campeões da Europa, da Ásia, da Oceania, da Concacaf e da África.

Fonte:http://ne10.uol.com.br/canal/esportes/copa-2014/noticia/2011/07/27/fifa-anuncia-datas-da-copa-das-confederacoes-de-2013-e-da-copa-do-mundo-de-2014-286165.php

terça-feira, 26 de julho de 2011

Congestionamento no INSS

Adicionar legenda
SÃO PAULO - O aposentado que ligou para o INSS para checar se está incluído entre os que receberão a revisão pelo teto do valor de sua aposentadoria encontrou a linha sempre ocupada. A procura por informações sobre o assunto congestionou o atendimento da Previdência Social desde a tarde de segunda-feira, quando foi liberada a consulta, até boa parte desta terça-feira, 26.
O JT telefonou várias vezes para o número 135, mas não conseguiu ser atendido. O Ministério da Previdência admite que o sistema chegou a ficar instável na segunda-feira, mas diz que foi normalizado na própria terça. O órgão informa que o 135 pode ter recebido muitas chamadas em momentos pontuais, mas o aposentado consegue ser atendido se insistir.
A central 135, que recebe em média 390 mil ligações às segundas-feiras, registrou 2,98 milhões de chamadas anteontem (oito vezes mais que o normal). Porém, só chegaram à central de atendimento 651 mil ligações, das quais 208 mil foram respondidas. Deste total, 108 mil buscaram informações sobre a revisão do teto. Além disso, o tempo médio de espera por atendimento, que é de 43 segundos em dias normais, passou de duas horas.
O grande número de visitas ao site também deixou a consulta on-line pelo site da previdência lenta. Em alguns momentos houve registro de 60 mil acessos simultâneos.
A revisão abrange 117 mil pessoas que terão o benefício reajustado a partir da folha de agosto, creditada nos cinco primeiros dias úteis de setembro. Têm direito apenas quem teve benefício concedido entre 5 de abril de 1991 e 31 de dezembro de 2003 e que tiveram o valor limitado ao teto na data da concessão. As aposentadorias receberão aumento médio de R$ 240 e virão reajustadas a partir de setembro. Já os valores retroativos (referente aos meses em que a aposentadoria ficou limitada ao teto) serão pagos a partir de outubro - seguindo calendário que varia de acordo com o valor. Para quem tem direito a receber até R$ 6 mil (70% dos casos), os pagamentos começam em 31 de outubro de 2011. Para quem receberá de R$ 6 mil a até R$15 mil, o pagamento começa a partir de 31 de maio de 2012. Para quem receberá de R$ 15 mil a R$ 19 mil, os pagamentos têm início em 30 de novembro de 2012. Já o aposentado com direito a mais de R$ 19 mil recebe em 31 de janeiro de 2013.
Na Justiça
Mas o aposentado que tem processo na Justiça contra o INSS deve ficar atento. "Quando faz acordos, o INSS costuma encaminhar um formulário para adesão pelos beneficiários informando o valor da nova renda mensal e também o valor dos atrasados para aceitação do segurado", explica a advogada previdenciária, Rafaela Domingos Lirôa, do escritório Innocenti Advogados Associados
Isaías Urbano da Cunha, diretor da Associação dos Aposentados do ABCD, diz que as práticas do INSS amedrontam os aposentados. "Prova disso é que só é contemplados na revisão o aposentado que não tem ou cancelou ação na Justiça contra o INSS. Ele só recebe ser fizer o acordo e não tiver ação na Justiça", diz. "Mas entre os males essa revisão é o menor. Sem isso, o aposentado corre a chance de não receber mais esse dinheiro durante sua vida", diz.
Para fazer a consulta pela internet, basta clicar no link ‘Consulta à revisão do teto’ no site da Previdência. É preciso informar o número de benefício, CPF, data de nascimento e nome completo para saber se foi incluído na revisão.
Já quem liga para o 135 escuta um menu no qual deve optar pelo atendimento eletrônico, teclando 2. A Previdência esclarece que a consulta à revisão pelo teto não será feita nos postos do órgão
fonte: estadão.com.br

Brasileiro Reclama De Quê?*


foto ilustrativa
  O Brasileiro alem de ser individualista é assim:

1. - *Saqueia *cargas de veículos acidentados nas estradas.

2. - *Estaciona* nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.

3. - *Suborna *ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.

4. - *Troca* voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, dentadura.

5. - *Fala *no celular enquanto dirige.

6. -*Trafega *pela direita nos acostamentos num congestionamento.

7. - *Para* em filas duplas, triplas em frente às escolas.

8. - *Viola* a lei do silêncio.

9. - *Dirige* após consumir bebida alcoólica.

10. -* Fura* filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas
desculpas.

11. - *Espalha* mesas, churrasqueira nas calçadas.

12. - *Pega* atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao
trabalho.

13. - *Faz * *"* gato " de luz, de água e de tv a cabo.

14. -* Registra* imóveis no cartório num valor abaixo do comprado,
muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.

15. - *Compra* recibo para abater na declaração do imposto de
renda para pagar menos imposto.

16. - *Muda* a cor da pele para ingressar na universidade através
do sistema de cotas..

17. - *Quando viaja* a serviço pela empresa, se o almoço custou 10
pede nota fiscal de 20

18. - *Comercializa* objetos doados nessas campanhas de catástrofes.

19. - *Estaciona* em vagas exclusivas para deficientes.

20. - *Adultera* o velocímetro do carro para vendê-lo como se
fosse pouco rodado.

21. - *Compra* produtos pirata com a plena consciência de que são
pirata.

22. - *Substitui* o catalisador do carro por um que só tem a casca.

23. - *Diminui* a idade do filho para que este passe por baixo da
roleta do ônibus, sem pagar passagem.

24. - *Emplaca *o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.

25. -* Freqüenta* os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.

26. - *Leva *das empresas onde trabalha, pequenos objetos como
clipes, envelopes, canetas, lápis.... como se isso não fosse roubo.

27. - *Comercializa* os vales-transporte, vale-gás e vales-refeição que
recebe das empresas onde trabalha.

28. - *Falsifica *tudo, tudo mesmo.. só não falsifica aquilo que
ainda não foi inventado.

29. - *Quando volta* do exterior, nunca diz a verdade quando o
fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.

30. - *Quando encontra* algum objeto perdido, na maioria das vezes
não devolve.

31. - *Ivadem e grilham* áreas públicas e privadas.  Se fazendo de
coitadinhos para Justiça.

Fonte: Autor Desconhecido

Miséria no Nordeste vai acabar até 2014, afirma Dilma

A presidente Dilma Rousseff se despediu de Alagoas com um discurso emocionado, durante lançamento do programa Brasil Sem Miséria, em Arapiraca, no fim da tarde desta segunda-feira (25). Ela citou “a força do povo nordestino” e garantiu que vai dar prioridade absoluta à erradicação da pobreza extrema no país.
Dilma citou os alagoanos como referência de povo trabalhador e garantiu que, com apoio de governadores e prefeitos, vai erradicar a miséria no Nordeste até 2014. “Estamos assumindo um compromisso com o novo Nordeste, dando continuidade à obra do governo do presidente Lula, do qual tive a honra de participar”, disse.
Dilma voltou a citar Lula e falou sobre as dificuldades em conseguir tirar “uma Argentina” da pobreza no país em oito anos, como foi feito no governo anterior, e acrescentou que há ainda “um Chile” para ser resgatado – e esse é o desafio do Brasil sem Miséria. “Quando assumimos o governo, nos perguntamos como iriamos conseguir. Porque antes, se governava de costas para o Nordeste, com o mapa do Brasil voltado para São Paulo ou para a Amazônia. Esse tempo acabou”, disse.
Bastante aplaudida pelas cerca de mil pessoas que foram à AABB em Arapiraca, Dilma ainda lembrou da pernambucana Dona Lindu, mãe de Lula, citando-a como exemplo de nordestina. “Foi justamente o filho de uma brasileira fugindo da seca que começou um processo do qual se criou um novo Nordeste. Porque só quem viveu a saga do nordestino é que poderia comandar essa mudança”, disse.
Por fim, a presidente ainda afirmou que vai resgatar os 9,6 milhões de nordestinos da miséria absoluta. “Nós vamos atrás da população mais pobre, podem ter certeza. Esse compromisso que firmamos hoje vai garantir a universalização da água, ajudando a quem mora no campo. No caminho que estamos, teremos um país mais igual, com direito a mais educação e mais capacitação para os jovens, para que não falte oportunidade de emprego”, afirmou.

Fonte: Diario Sergipano

domingo, 24 de julho de 2011

Trio de estelionatários é preso no Costa Azul

Luiz Cláudio Batista Brandão, 42, Acef Lima Costa, 28, e Jefferson de Assis Soares, 35, foram presos na tarde de quarta-feira (13), acusados de praticar crimes de estelionato em diversas agências bancárias de Salvador. O trio de golpistas foi abordado por policiais do Serviço de Investigações (SI) da Delegacia de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Dreof) quando saia do Banco do Brasil, localizado no bairro do Costa Azul.

Com os estelionatários foram apreendidos vários documentos falsos, cartões de créditos, talões de cheques, folhas de cheques preenchidas e e em branco, celulares, relógios e óculos de marcas caras, uma moto, modelo Titan preta, de placa JSD-5625 e um Fiat Pálio, placa HKO-6619 e R$ 162 em espécie.
                       Luiz Claudio, Jefferson e Acef estão detidos na Dreof (Foto: Reprodução)

De acordo com o coordenador geral da Dreof, Oto Francisco, o esquema da quadrilha envolvia cerca de oito pessoas, os chamados "laranjas", que fraudavam empréstimos bancários. Eles montavam uma empresa, uma espécie de galpão, contratavam  "laranjas", que se faziam passar por funcionários e convidavam os gerentes das agências bancárias para conhecer o local. Após impressionar os gerentes, os estelionatários conseguiam mais pessoas para aplicar mais golpes.

Segundo a polícia, Luiz Claudio é natural de Salvador, Acef, de Brasília e Jefferson, do Rio de Janeiro. Esse último, estava hospedado no apartamento 308 do Hotel Residencial Oceano, localizado na Avenida Octávio Mangabeira, na Pituba. Ele tem um mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça sergipana pelo mesmo crime.
                                               Material aprrendido com os estelionatários

Segundo o delegado Charles Leão, titular da Dreof, o trio faturava cerca de R$ 200 mil a R$ 300 mil por mês. Eles serão autuados por estelionato, formação de quadrilha e falsidade ideológica e ficarão à disposição da Justiça.

Fotos: Gilberto Júnior // Bocão News
Fonte:http://www.deraldodamascenodelegado.com/news/trio-de-estelionatarios-e-preso-no-costa-azul/

Gustinho diz que preso não é seu assessor


Policiais da Delegacia de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Dreof) do Estado da Bahia, prenderam no bairro Costa Azul, em Salvador, um trio de acusados de estelionatários quando saiam de uma agência do Banco do Brasil, entre eles, o carioca Jefferson de Assis Soares, 35 que atuava em Sergipe, inclusive com um mandado de prisão do estado. Jefferson é conhecido na região Centro-Sul de Sergipe e se apresenta como assessor parlamentar do deputado estadual Gustinho Ribeiro, que negou a assessoria.
Procurado pela reportagem do Portal Infonet, o deputado disse ter ficado surpreso com a informação de que Jefferson de Assis é seu assessor. “Esse rapaz nunca foi meu assessor. Ele trabalhava para o ex-prefeito de Pedrinhas, Kleber Fonseca, mas se desentenderam e no final da campanha eleitoral, ele me procurou em meu comitê em Lagarto dizendo que tinha alguns votos para me dar. Eu agradeci e somente cruzei com ele por duas vezes. Agora fiquei sabendo que se trata de um estelionatário”, esclarece Gustinho Ribeiro, lembrando que o preso não está lotado em seu gabinete, nem qualquer pessoa do município de Pedrinhas.
Indagado sobre a informação de que o acusado de estelionatário seria dono de um Jet Ski que o deputado anda, Gustinho Ribeiro foi enfático: “Eu nem tenho Jet Ski e nem ando em Jet Ski deste cara. É cada coisa que aparece, mas o que posso garantir é que encontrei com esse rapaz por apenas duas vezes”, destaca o parlamentar.
Prisões
Por telefone, o coordenador de Serviços de Investigação da Delegacia de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes na Bahia, Oto Francisco dos Santos informou que Jefferson continua preso na Dreof. “Ele foi preso juntamente com Luiz Cláudio Batista Brandão, 42 e Acef Lima Costa, 28, acusados de praticar vários crimes de estelionato em agências bancárias aqui de Salvador. A naturalidade de Jefferson é do Rio do Janeiro, mas ele operava aí no Estado de Sergipe”, ressalta.
Sobre o mandado de prisão em aberto no Estado de Sergipe pelo mesmo crime de estelionato, Oto Francisco explicou já ter entrado em contato com a polícia sergipana para falar sobre o assunto. “Já entramos em contato com a polícia de Sergipe e a informação é de que o mandado de prisão já extinguiu, não procede mais, Jefferson está respondendo processo”.
Esquema
O coordenador de Investigação da Dreof informou que o esquema funcionava com fraudes a empréstimos bancários. “Eles abriam empresas e contraíam empréstimos nos bancos, mas depois sumiam, alienavam  veículos e refinanciavam”, afirma.
Com o trio, foram apreendidos vários documentos falsos, cartões de créditos, talões de cheques, folhas de cheques preenchidas e e em branco, celulares, relógios e óculos de marcas caras, uma moto, modelo Titan preta, de placa JSD-5625 e um Fiat Pálio, placa HKO-6619 e R$ 162 em espécie. Os três serão autuados por estelionato, formação de quadrilha, falsidade ideológica e ficarão a disposição da Justiça.
Por Aldaci de Souza

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Deus nunca erra...

Um rei que não acreditava na bondade de DEUS. Tinha um servo que em todas as
situações lhe dizia: Meu rei, não desanime porque tudo que Deus faz é perfeito,
Ele não erra!
Um dia eles saíram para caçar e uma fera atacou o rei. O seu servo conseguiu
matar o animal, mas não pôde evitar que sua majestade perdesse um dedo da mão.
 Furioso e sem mostrar gratidão por ter sido salvo, o nobre disse:  Deus é bom?
Se Ele fosse bom eu não teria sido atacado e perdido o meu dedo.
 O servo apenas respondeu: Meu Rei, apesar de todas essas coisas, só posso
dizer-lhe que Deus é bom; e ele sabe o porquê de todas as coisas.
 O que Deus faz é perfeito. Ele nunca erra! Indignado com a resposta, o rei
mandou prender o seu servo. Tempos depois, saiu para uma outra caçada e foi
capturado por selvagens que faziam sacrifícios humanos.
 Já no altar, prontos para sacrificar o nobre, os selvagens perceberam que a
vítima não tinha um dos dedos e soltaram-no: ele não era perfeito para ser
oferecido aos deuses.
 Ao voltar para o palácio, mandou soltar o seu servo e recebeu-o muito
afetuosamente.  Meu caro, Deus foi realmente bom comigo! Escapei de ser
sacrificado pelos selvagens, justamente por não ter um dedo! Mas tenho uma
dúvida: Se Deus é tão bom, por que permitiu que você, que tanto o defende,
fosse preso?
 Meu rei, se eu tivesse ido com o senhor nessa caçada, teria sido sacrificado em
seu lugar, pois não me falta dedo algum. Por isso, lembre-se: tudo o que Deus
faz é perfeito.
 Ele nunca erra! Muitas vezes nos queixamos da vida e das coisas aparentemente
ruins que nos acontecem, esquecendo-nos que nada é por acaso e que tudo tem um
propósito. Toda a manhã ofereça seu dia a Deus.
Peça para Deus inspirar os seus pensamentos, guiar os seus atos, apaziguar os
seus sentimentos. E nada tema, pois DEUS NUNCA ERRA!!!
 Sabe por que você recebeu essa mensagem? Eu não sei, mas Deus sabe, pois Ele
nunca erra.......
 O caminho de Deus é perfeito e a sua palavra sem impureza. Ele é o caminho de
todos que nele confiam, como diz em 2º Samuel - 22 - 31.
Texto: Autor Desconhecido

Sergipe é um dos Estados com maior retorno de migrantes

A migração entre regiões do país perdeu intensidade na última década, e estados do Nordeste, além de reter população, começaram a receber de volta os que deixaram seus estados rumo ao centro-sul do país. É o que diz um levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (15) com base em dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2009 e dos Censos realizados em 2000 e 2010.

Segundo o instituto, na última década começou a haver um movimento de retorno da população às regiões de origem em todo o país. A corrente migratória mais expressiva continua a ser entre o Nordeste e o Sudeste, mas houve redução. A região Nordeste foi a que apresentou o maior número de migrantes retornando para seus estados, seguida, em menor escala, pela região Sul.

O IBGE investigou onde morava o indivíduo exatamente cinco anos antes da data das pesquisas, no período entre 1999 e 2009, quando aproximadamente 4,8 milhões de brasileiros migraram entre estados e entre regiões do país.

Em 2009, os estados do Nordeste que apresentaram migração de retorno mais expressiva, conforme o instituto, superando os 20% do total de imigrantes, foram Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Oportunidades
“Além de apresentar menor migração, diminuindo o número de pessoas que saem, o Nordeste começa a atrair população, com uma rede social melhor. Enquanto isso, o Sudeste, que já não recebia mais tantas pessoas, passa a ser também emissor, não só de migrantes, como também de quem é originário e está deixando essa região”, afirma Antônio Tadeu Ribeiro de Oliveira, um dos pesquisadores do instituto.

Enquanto São Paulo e Rio de Janeiro começaram a receber menos imigrantes na última década, estados antes considerados de grande evasão começaram a perder menos população, como Piauí e Alagoas. Já Bahia e Maranhão continuaram a ser classificados como regiões “expulsoras”, mas também diminuíram o fluxo.

Rio Grande do Sul foi o estado que apresentou maior número de migrantes de retorno do país, mas a taxa diminuiu em relação a 2004. Na Região Sul, o Paraná foi o estado que passou a receber mais migrantes. “Esse fenômeno de retorno também acontece em direção ao Paraná, mas em menor intensidade. São aqueles que haviam deixado o estado rumo ao Mato Grosso do Sul e ao Norte, em razão da expansão de fronteira agrícola, mas que começaram a retornar”, afirma o pesquisador.

Minas Gerais também aparece entre os que mais receberam migrantes de volta. "Em Minas, houve uma inversão na corrente migratória, que antes saía com direção ao Rio de Janeiro, e agora retorna, muito por conta da crise no RJ e do crescimento mineiro", avalia Oliveira.

Segundo o estudo, o fenômeno de retorno no país ocorre devido “à saturação dos espaços do início da industrialização no centro-sul”, que “reduz a capacidade de geração de emprego e de novas oportunidades ocupacionais, o que coloca o movimento de retorno na pauta das estratégias de reprodução e circulação dos migrantes”.

Fonte: G1

domingo, 17 de julho de 2011

Brasil erra todos os pênaltis e cai diante do Paraguai na Copa América


SÃO PAULO - Quatro pênaltis, todos perdidos. Exatos 17 anos depois de ser campeão do mundo exatamente nos pênaltis, o Brasil foi eliminado pelo Paraguai da Copa América, neste domingo à tarde, em La Plata. Depois de um empate em 0 a 0 em 120 minutos, em que o time brasileiro foi melhor praticamente o tempo todo, falou mais alto o nervosismo brasileiro. Elano, Thiago Silva, André Santos e Fred. Todos bateram toscamente - Villar só precisou defender a cobrança do zagueiro. Vitória paraguaia por 2 a 0.
Havia 16 anos que o Brasil não perdia uma decisão por pênaltis - em todas as competições oficiais que joga. A última havia sido em 1995, na final da Copa América daquele ano, para o Uruguai. Nas duas edições mais recente, o time havia vencido assim o Uruguai nas semifinais de 2004 e 2007 e a Argentina na final de 2004.
O adversário do Paraguai sairá do confronto entre Venezuela e Chile, que jogam logo mais em San Juan. A semifinal está marcada para a quarta-feira, às 21h45, em Mendoza, cidade com forte presença de chilenos. Na outra chave, o Peru pega o Uruguai.
O jogo. Depois de ficar ausente dos últimos treinos da seleção antes do jogo deste domingo, por conta de fadiga muscular na coxa direita, Thiago Silva virou dúvida no Brasil. A importância da partida, porém, falou mais alto e Mano Menezes pôde escalar força máxima. Já o Paraguai entrou em campo desfalcado de Roque Santa Cruz, que se machucou na última rodada da primeira fase. Valdez o substituiu.
Os paraguaios, porém, tinham o apoio da torcida, que, somada aos argentinos anti-Brasil, era maioria em La Plata. Jogavam, porém, como visitantes e a seleção brasileira é quem tocava a bola no campo de ataque. E foi numa troca de passes que nasceu a primeira boa chance do Brasil. Robinho, jogando centralizado, deu bom passe para Alexandre Pato na esquerda. O atacante procurou Ganso, mas foi travado por Da Silva. A bola sobrou com Neymar, que bateu de primeira da entrada da área. Escorregando na areia, mandou para longe.
Quando conseguiu acertar mais uma boa troca de passes com seus homens de frente, o Brasil voltou a levar perigo. Aos 26, Ganso tocou na área para Robinho, que teve espaço para chutar, mas foi solidário, passando a Neymar. O santista bateu à direita do gol.
A chance mais clara de gol no primeiro tempo, porém, nasceu da bola parada. André Santos cobrou falta da esquerda e Lúcio apareceu livre na frente do gol. Desviou de carrinho e Villar pegou a queima-roupa, na base do reflexo.
Se o primeiro tempo foi sonolento, no segundo a atuação brasileira empolgou. Logo com 3 minutos, o Brasil, que retornou para o intervalo sem alterações, voltou a levar perigo à defesa paraguaia. Mais uma vez a jogada nasceu de troca de passes. Pato deu a Neymar na área, pela esquerda. O santista cortou a marcação e bateu tirando de Villar. Alcaraz, atrás do goleiro, impediu o gol.
Ainda que não estivesse numa tarde inspirada, Neymar chamava a responsabilidade. Aos 10, ele carregou pelo meio e tocou para Ganso. A bola ainda passou pelos pés de Robinho antes de voltar ao atacante, que bateu da entrada da área, para fora.
Aparecendo ao ataque menos do que contra o Equador, Maicon recebeu de Ganso, limpou a jogada e tocou para Robinho, que bateu para fora, aos 17. Quatro minutos depois, Ganso pegou um rebote na entrada da área, chutou no canto esquerdo baixo do gol paraguaio e Villar fez ótima defesa. A bola ainda bateu no pé da trave e voltou nas costas do goleiro, indo depois para fora.
A seleção brasileira vivia seu melhor momento no jogo e, aos 27, criou mais uma boa oportunidade. Neymar bateu falta da direita, a bola passou por muita gente e chegou no peito de Pato. O atacante dominou e bateu, já na pequena área. Villar pegou com o pé, no susto.
Em busca do gol da vitória, Mano Menezes mexeu no ataque brasileiro. Tirou Neymar e colocou Fred. Com pouco tempo em campo, o jogador do Flu quase marcou, de cabeça, após escanteio batido da esquerda. Barreto tirou em cima da linha. Antes, Pato também havia ficado mais uma vez perto de abrir o placar ao receber de Robinho na área e chutar em cima de Villar. No rebote, cabeceou para fora.
O Paraguai, que só havia dado um chute a gol, aos 5 do primeiro tempo, numa batida de Estigarribia de fora da área, à esquerda, resolveu se arriscar mais no fim do jogo. Barreto e Valdez tentaram, mas só um dos chutes chegou ao gol, para defesa fácil de Julio Cesar. A melhor chance poderia ter sido aos 48 minutos, quando Ramires foi desarmado e os paraguaios começaram a armar um contra-ataque de três contra um. O árbitro Sergio Pezzotta encerrou o jogo e salvou o Brasil.
Como teve muito mais posse de bola durante todo o jogo e Mano Menezes só fez uma alteração, o Brasil chegou cansado à prorrogação. Por isso, caiu muito de rendimento. Só Robinho ainda rendia, enquanto Fred, mais descansado, esperava uma bola na área.
Aos 11 minutos, após uma disputa de bola mais dura, os jogadores de Brasil e Paraguai deram início a um empurra-empurra. Lucas Leiva e Alcaraz, que foram os que chegaram mais violentamente na confusão, foram expulsos, deixando os dois times com dez jogadores em campo. (Clique aqui e veja o vídeo da confusão)
Com as entradas de Elano e Lucas, o Brasil melhorou em relação à primeira etapa. Apesar do maior interesse em definir o jogo antes dos pênaltis, não conseguiu criar nenhuma chance real de gol. O Paraguai, por sua vez, levou perigo em um chute sem pulo de Valdez. Julio Cesar ficou olhando a bola sair pela direita. Assim como no fim do jogo, o árbitro acabou a prorrogação quando os paraguaios armavam contra-ataque.
Elano foi o primeiro a bater. Displicente, chutou muito por cima do travessão. Barreto também não foi bem, chutando à direita. Julio Cesar estava na bola. Thiago Silva bateu mal e Villar pegou na esquerda. Estigarribia encheu o pé no meio do gol e abriu o placar na quarta batida. André Santos também tentou o meio, mas repetiu Elano e mandou na arquibancada. Riveros bateu com tranquilidade e fez 2 a 0. Fred mandou para fora, pela direita, e selou a humilhante eliminação brasileira no pênalti.

BRASIL - 0 (0) - Julio Cesar; Maicon, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Lucas Leiva, Ramires, Paulo Henrique Ganso e Robinho; Neymar (Fred) e Alexandre Pato (Elano). Técnico - Mano Menezes
PARAGUAI - 2 (2) - Villar; Darío Verón, Alcaraz, Paulo da Silva; Aureliano Torres (Marecos); Enrique Vera (Barreto), Riveros, Estigarribia e Cáceres; Lucas Barrios (Pérez) e Haedo Valdez. Técnico - Gerardo Martino
Árbitro - Sergio Pezzotta (Argentina); Cartões amarelos - Vera, Berreto, Estigarribia, Marecos, André Santos e Maicon; Cartões vermelhos - Alcaraz e Lucas Leiva; Local - Estádio Ciudad de La Plata, em La Plata (Argentina).

Fonte:http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,brasil-erra-todos-os-penaltis-e-cai-na-copa-america,746171,0.htm

Brasil perde para o Paraguai e está fora da Copa América

Depois de empatar sem gols no tempo normal e na prorrogação,  a seleção Paraguaia derrotou o Brasil nos pênaltis e se classificou para as semifinais da Copa América. E os jogadores da seleção brasileira saíram de campo reclamando que erraram as cobranças dos pênaltis por causa do gramado irregular.
A seleção paraguaia por acaso bateram os pênaltis em outro estádio ??? A SELEÇÃOZINHA brasileira mostrou-se todos incompetentes e, acabou eliminada por uma seleção que só obteve empates durante toda competição. Devemos nos prepararmos para a VERGONHA que com certeza iremos passar em 2014.
Como  é ruim esta  SELEÇÃOZINHA!

Texto: Vereador Nildo.

OMS estima que cerca de 4 milhões de pessoas são infectadas pela hepatite C por ano

Segundo a organização, mais de 350 mil morrem em decorrência da hepatite C todos os anos.

BRASÍLIA - A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que de 3 milhões a 4 milhões de pessoas são infectadas pela hepatite C a cada ano em todo o mundo e que de 130 milhões a 170 milhões desenvolvem a forma crônica, e correm risco de ter cirrose ou câncer de fígado. Segundo a organização, mais de 350 mil morrem em decorrência da hepatite C todos os anos.
De acordo com a OMS, a doença está espalhada em todo o planeta. O Egito, Paquistão e a China são as nações com a mais alta incidência da hepatite C. Nesses países, a transmissão ocorre principalmente pelo uso de seringas e equipamentos contaminados com o vírus da doença.
A hepatite C é transmitida pelo contato com o sangue de uma pessoa contaminada por meio de transfusão de sangue, de mãe para filho durante a gravidez e compartilhamento de seringas ou objetos que furam ou cortantes, como alicates de unha e aparelhos usados em cirurgias, tatuagens, piercing e acupuntura. A transmissão pode ocorrer pela relação sexual sem camisinha, mas é uma forma mais rara de infecção, segundo a OMS.
A organização estima que 80% das pessoas não apresentam sintomas. Por ser uma doença silenciosa, a recomendação é consultar um médico com frequência. Quando os sintomas aparecem, os mais comuns são cansaço, tontura, enjoo, vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Não existe vacina contra a hepatite C. O tratamento é a base de antivirais, como o interferon. No entanto, segundo a OMS, o acesso ao medicamento não é universal e muitas pessoas abandonam a terapia.
A partir de amanhã (18), entram em vigor novas diretrizes para o tratamento da doença no Brasil, entre elas, a que permite ao paciente prolongar o tratamento, por até 72 semanas, na rede pública sem precisar do aval de uma comissão médica.
Fonte: Jornal do Commercio