segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Ponte sobre Rio Negro, no AM, será inaugurada nesta segunda-feira

Será inaugurada na manhã desta segunda-feira (24), no Amazonas, a Ponte Rio Negro. A obra vai ligar Manaus a Iranduba e tem 3.595 metros de comprimento. A ligação foi realizada sob o custo total de R$ 1,099 bilhão e levou quase quatro anos para ser concluída. Para os amazonenses, é a obra mais aguardada dos últimos anos e representa novas alternativas de desenvolvimento.
A cerimônia de inauguração terá a presença do governador do Amazonas, Omar Aziz, e da presidente Dilma Rousseff. Ela está prevista para acontecer às 10 horas. O novo cartão-postal da RMM estará aberto para tráfego a partir das 19 horas.
A integração da Região Metropolitana de Manaus (RMM) se transformará em uma realidade em termos de logística. A ponte será um incentivo a projetos de infraestrutura para o outro lado do Rio Negro.
Restrições
Veículos automotores de todos os portes terão permissão para circular na ponte, sem restrição de horário. O local ficará aberto 24 horas por dia. O trânsito de bicicletas não será permitido. O transporte de passageiros por táxi-lotação e mototáxi também é proibido, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os pedestres poderão andar na ponte em área reservada, nas partes laterais.
A velocidade máxima permitida ao longo da ponte é de 60 quilômetros por hora. A ponte contará com uma estrutura permanente de fiscalização com dez câmeras, redutores móveis de velocidade e um guincho para a remoção de veículos. A estrutura ficará no Centro de Controle de Operações, uma base montada no início da
ponte, em Manaus, onde vários órgãos trabalharão controlando a movimentação.

Fonte: G1

Aprovado piso nacional para agentes comunitários de saúde

ICategoria terá a partir de 1º de agosto do ano que vem piso de R$ 866,89.
A Comissão Especial que analisa a criação de piso salarial nacional para agentes comunitários de saúde e de agentes de combate a endemias aprovou, por unanimidade o substitutivo do relator, deputado Domingos Dutra (PT-MA), que fixa em R$ 750 mensais a remuneração das categorias. Esse valor valerá até 1º de agosto do ano que vem, quando passará para R$ 866,89.
A aprovação do piso teve amplo apoio da bancada petista. A deputada federal Érika Kokay (PT-DF) foi uma das defensoras. Segundo ela, a vitória vai além do piso salarial “além disso, você cria a obrigatoriedade de haver um plano de carreira. Portanto, significa valorizar o agente comunitário de saúde”.
Kokay destaca ainda a importância da categoria, “não se faz política de saúde sem a presença dos agentes comunitários de saúde; não se tem programa de Saúde da Família (PSF), que é fundamental, a pensão primária para desafogar os hospitais, para que você tenha uma lógica de saúde que não é só o contato com a doença. A qualidade da saúde, de vida, não se faz sem o agente comunitário de saúde”.
A presidenta da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Ruth Brilhante, também comemorou a aprovação. “A Confederação apresentou à Casa Civil uma proposta de escalonamento, a regulamentação do piso e a proposta de escalonamento até 2015 para se chegar até dois salários mínimos. Até 2015, ela vai regulamentar os R$ 714,00, o que já está dentro do orçamento, e não vai gerar gasto para o Ministério da Saúde”.
Érika Kokay destaca ainda que o Congresso finalmente reconheceu o trabalho dos agentes de saúde. “Essa casa, no dia de hoje, reconhece a importância dos agentes comunitário de saúde e estabelece as condições para um piso. Um piso que vai progredindo e estabelece um prazo para que se tenha um plano de carreira para esses profissionais, e começar a fazer justiça, e começar a tirar eles da invisibilidade porque eles não são invisíveis para a comunidade – aliás são os que entram na comunidade. Veja, a comunidade sente o agente comunitário de saúde como parte dela mesma, ele é a lógica dos SUS. Ele entra na casa e carrega os SUS para dentro da casa, então eu diria que no dia de hoje o Congresso começa a fazer justiça para os agentes comunitário de saúde”.
(Apolos Neto e Ricardo We)

Fonte: diario do interior

sábado, 1 de outubro de 2011

SETE DE OUTUBRO É O ÚLTIMO PRAZO PARA QUEM QUER DISPUTAR AS ELEIÇÕES DE 2012

O clima eleitoral já está tomando conta de todo país nas últimas semanas, mas tudo por conta do prazo que está chegando ao seu final para aqueles interessados em se candidatar nas eleições de 2012 regularizarem sua filiação partidária. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu que a votação será no dia 7 de outubro de 2012 e, um ano antes dessa data, quem estiver interessado em participar do pleito precisa estar filiado a algum partido político.

Porém a escolha dos candidatos só acontecerá oficialmente entre 10 e 30 de junho de 2012, quando serão realizadas as convenções partidárias. O registro dos candidatos poderá ser feito até 5  de julho. E a partir deste dia será permitida a propaganda eleitoral por meio de comícios, na internet e em outros meios de comunicação, desde que não seja paga. Só então começa a batalha eleitoral com a divulgação dos nomes que disputarão, de fato, o pleito. Até lá, problemas judiciais e reviravoltas políticas podem mudar o quadro.
Os adversários podem pedir impugnação de candidatura até 18 de julho. Em 6 de agosto, os candidatos terão de apresentar relatório com recursos recebidos para financiamento de campanha eleitoral. A propaganda gratuita no rádio e TV começa numa terça-feira, 21 de agosto, e vai até o dia 4 de outubro, quando também se encerra o período permitido para reuniões públicas ou comícios, e ainda para se fazer debates nas rádios e nas TVs. O dia seguinte é o último para propaganda paga em jornais impressos. E um dia antes da votação encerra-se  a permissão para propaganda em alto-falantes ou amplificadores de som, bem como para distribuição de material gráfico e promoção de carreatas.
Levando-se em conta que dia 7 de outubro é o prazo final para filiações partidárias para quem pretende se candidatar nas eleições municipais do ano que vem, tudo indica que os próximos dias serão de muitas conversações políticas. Quem não se filiar em alguma agremiação partidária até lá, não poderá ser candidato nas eleições de 2012. Por isso, algumas siglas ainda tentam convencer e conquistar nomes com potencial para serem candidato.
Texto: Vereador Nildo

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PREFEITO INAUGURA CASA DE APOIO


A Prefeitura de Cristinápolis inaugurou, no último dia 23 de setembro de 2011, na rua Bahia, nº  17, no bairro 18 do forte, em Aracaju, uma Casa de Apoio aos Cidadãos Cristinápolense que são atendidos nos hospitais e clínicas daquela cidade.
A Casa de Apoio está localizada a duas quadras das clínicas e hospitais e, na projeção da Secretária Municipal de Saúde, Gislandes Rocha, deve beneficiar cerca de 50 pacientes diariamente. O objetivo é dar tranqüilidade e comodidade aos habitantes do município de cristinápolis que precisam se deslocar até Aracaju para tratamentos de cirurgias e realizações de exames mais complexos .
O transporte dos pacientes até a cidade de Aracaju é feito gratuitamente pela prefeitura todos os dias de segunda-feira a sexta-feira, o ônibus leva e, em horário determinado, os traz para cristinápolis, a Casa de Apoio será apenas um ponto de apoio enquanto os pacientes aguardam a hora de voltar para casa, e também para aqueles que não podem voltar no mesmo dia.
Na ocasião, estiveram presentes o Prefeito Raimundo da Silva Leal, O presidente da Câmara Municipal de Cristinápolis José Menezes Lima, o vereador Cleonildo de Souza Melo ”Nildo”,  a Secretária Municipal de Saúde Gislandes Rocha, secretários, funcionários, pacientes e demais autoridades.
Parabéns prefeito por mais esta realização.
Texto: Vereador Nildo

CÓDIGO DE POSTURA DO MUNICÍPIO

A Câmara Municipal de Cristinápolis, por intermédio dos vereadores Cleonildo de Souza Melo, José Menezes Lima, José Dantas de Santana e Wanderson Luiz Soares Vitor, enviou um ofício de nº 121/2011, de 09 de setembro de 2011, a senhora Maria Conceição Gomes dos Santos, Secretária Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hiídricos, solicitando que a mesma, junto com outras secretarias municipais, envie um Projeto de Lei que institui o Código de Postura do nosso município.
O Código de postura de um município é o instrumento legal pelo qual deverão ser regidas as atuações de posturas dos cidadãos, quer sejam pessoas comuns, ou autoridades dentro do município.
O Código de postura do município, serve para que sejam ordenadas as atividades e asseguradas às condições mínimas de bem estar e qualidade de vida de todos que vivem na cidade. Todos os moradores são responsáveis pelo cumprimento dos seus princípios, e cabe ao Poder Executivo promover e garantir suas orientações.
O Código trata, dentre outras coisas, da segurança e da ordem pública, funcionamento dos estabelecimentos industriais, comerciais e prestadores de serviços, regulando relações entre o Poder  Público local e os munícipes, visando disciplinar o  uso e o  gozo dos direitos individuais e do bem-estar geral.
Texto: Vereador Nildo

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

HIPERTENSÃO ARTERIAL

O QUE É PRESSÃO ARTERIAL?
Quando seu médico mede a sua pressão arterial, ele está medindo a força do sangue contra as paredes de suas artérias . A força é gerada pelo seu coração enquanto contrai-se e movimenta o sangue através do corpo.
Seu médico mede dois componentes de sua pressão arterial. A pressão máxima ( pressão sistólica ) que é registrada primeiro e depois então a pressão mínima ( pressão diastólica ).
Uma pressão arterial deve ser escrita 120/80mmHg e lida 120 por 80 ou simplesmente doze por oito.
               Obviamente, todas as pessoas têm uma pressão arterial.

O QUE É HIPERTENSÃO ARTERIAL OU PRESSÃO ALTA?
Considera-se Hipertensão Arterial (ou pressão alta), quando os valores medidos estão acima de 130x85mmHg.
Ansiedade, fumo, obesidade, sedentarismo, bebidas alcoólicas e ingestão excessiva de sal, são situações que favorecem o aumento da pressão arterial.
Estima-se que 20% da população são portadoras de Hipertensão Arterial. Na maioria dos casos – 90%- a causa da hipertensão tem uma origem familiar (genética).
A hipertensão pode ser tratada eficazmente, porem não pode ser “curada”, necessitando de um tratamento contínuo de manutenção, geralmente, por toda vida.
                Todas as pessoas têm pressão arterial alta às vezes.

COMPLICAÇÕES DA HIPERTENSÃO ARTERIAL
A maioria das pessoas com hipertensão é assintomática, ou apresentam poucos sintomas, tais como dor de cabeça, tonturas e fadiga fácil. Sintomas que são pouco valorizados. Infelizmente, enquanto tais sintomas estão sendo ignorados, a elevação da pressão arterial está mantendo esforço constante e desgastante nos vasos sanguíneos , coração e outros órgãos. Uma pessoa com hipertensão pode se sentir muito bem por muitos anos- e sofrer um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral (“derrame”), subitamente.
                 A hipertensão arterial, não tratada é chamada de “assassina silenciosa”.

TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL
O principal objetivo do tratamento da hipertensão arterial é prevenir as complicações cardiovasculares e morte. Apesar de milhões de brasileiros serem hipertensos, estima-se que a metade deles estão sendo tratados adequadamente.
Alem da mudança de hábitos de vida (Dieta, Exercícios Físicos, Parar de fumar, Reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas, Perder peso etc ), pode haver a necessidade de remédios para o tratamento da hipertensão arterial. Existem vários medicamentos que controlam eficazmente a pressão arterial elevada e o seu médico irá determinar qual deve ser utilizado para cada tipo de paciente. Lembre-se que o uso do remédio  deve ser contínuo, diário, nas doses e nos horários recomendados pelo médico. O mais importante é “ não deixar de tomar os medicamentos mesmo que sua pressão esteja controlada”, pois  este é o sinal de que seu tratamento está sendo eficaz e são exatamente esses cuidados que proporcionam o controle de sua pressão.

 O QUE VOCÊ PODE FAZER A RESPEITO DE SUA HIPERTENSÃO
·         Ingira a menor quantidade possível de alimentos ricos em sal. Isto inclui alimentos muito industrializado.
·         Siga o conselho de seu médico a respeito da dieta, exercícios físicos, perda de peso, álcool e fumo. Se tiver dificuldade em fazê-lo, fale com ele de seus problemas- não tente enganá-lo ou deixá-lo adivinhar que você está tendo um problema.
·         Tome sua medicação como indicada. Não falte com as doses ou deixe de tomar a medicação. E não pense que pelo fato de estar  sentindo bem, poderá abandonar o tratamento. Hipertensão não tratada pode matar – lenta e silenciosamente.
·         Fale com seu médico sobre qualquer problema que você esteja tendo com sua medicação. Ele saberá se é a medicação que está causando problema e o que deve ser feito a esse respeito.
·         Mantenha todas as suas consultas com seu médico . Ele deve ter certeza de que sua hipertensão está respondendo ao tratamento. Quando terminar uma consulta, saiba com certeza quando é que seu médico deseja  vê-lo de novo.
·         Lembre-se de que a hipertensão é uma doença que dura a vida toda, mas pode ser bem controlada. Mesmo no caso de sua pressão arterial torna-se normal, continue seguindo as instruções de seu médico e verificar sua pressão arterial periodicamente. 

Elaborado por: Dr. Jailson Santana de Oliveira
Cardiologista da Uniclínica-Aracaju-Se

terça-feira, 6 de setembro de 2011

PM fecha rinha de galos em Nossa Senhora das Dores.

Para o tenente Josenilton, comandante do Pelotão Ambiental, tais denúncias são fundamentais para inibir condutas desta natureza.


A Polícia Militar, através do Pelotão de Polícia Militar (PPAmb), fechou no domingo, 04, uma rinha de galos na cidade de Nossa Senhora das Dores. A ação aconteceu quando uma guarnição composta pelo sargento Cláudio Nunes, cabo Francisco Soares, soldado Santiago e Severo Santos foi acionada – via Ciosp 190 – mediante denúncia de que havia uma rinha de galos na referida localidade.
“O crime de maus tratos foi configurado, pois havia presença de galos brigando e toda uma estrutura para este fim, como arena de combate dos galos, vários galos de briga presos nas proximidades, balança para pesar os galos antes das brigas e relógio para cronometrar o tempo da briga”, comentou o sargento Cláudio Nunes.
Para o tenente Josenilton, comandante do Pelotão Ambiental, tais denúncias são fundamentais para inibir condutas desta natureza. “Maltratar animais é crime, tipificado no Artigo 32, da Lei 9.605 e será apurado pelo Juizado Especial Criminal de Dores. A pena é de detenção de três meses a um ano e multa”, destacou o oficial ao mencionar que as operações serão intensificadas em rinhas, vaquejadas, cavalgadas e demais eventos que envolvam animais sem os cuidados necessários.


TEXTO : DIARIO SERGIPANO